Menu
Viva

Artista plástico Prabhu participa do projeto Atelier Livre De Pintura

Arquivo Geral

04/06/2012 9h01

Da Redação
cultura@jornaldebrasilia.com.br

Com 30 anos de carreira, o artista plástico Prabhu viu na arte uma forma de se expressar e se conectar com o lado zen da vida. Agora, ele vai ensinar o poder de transformação da arte em uma série de oficinas ministradas pelo projeto Atelier Livre de Pintura, que acontece no Espaço Cultural Renato Russo, a partir de hoje. Os participantes podem fazer até duas sessões por semana, onde aprenderão a trabalhar com técnicas como acrílico, têmpera, aquarela e pastel seco.divulgação

 

Não existe uma programação fechada para as oficinas de Prabhu. Ele diz que os aprendizes poderão desfrutar da própria liberdade de criar. Porém, o pintor vai transmitir um pouco de suas técnicas e influências. “A pessoa pode trabalhar em função de técnicas que tenho visto nos últimos tempos. Eu vou dar a orientação que elas quiserem, de acordo com a necessidade de cada uma”, explica.

 

O conteúdo preparado pelo artista inclui tipos de suportes para pintura e desenho, com tela sobre madeira, tela sobre cartão, papel artesanal sobre cartão e tecidos, além de uma técnica para construir a própria tela sem impermeabilização ou rachaduras. Também será ensinada a melhor forma de imprimação (primeira camada de tinta) para cada tipo de suporte. Outra opção de oficina é a que ensina a fabricação manual de tintas e qual é mais adequada de acordo com a forma utilizada para pintar.

divulgação

expressão pessoal
Fã de arte antiga e de Vincent Van Gogh, o pintor quer estimular a liberdade dos alunos na hora de compor as obras, pois acredita que a arte é uma forma de expressão pessoal. “Arte para mim é a expressão de alguma coisa que te leva a um sentimento maior da experiência de vida. Ela não precisa de conhecimento teórico para ser apreciada, é uma questão de emoção”, afirma.

 

Prabhu é inspirado principalmente pela natureza e a preocupação com o meio-ambiente o que se manifesta o tempo todo em seu trabalho, inclusive no material utilizado. “O fato de retratar a natureza já é uma coisa legal, mas você também usar materiais que não agridam o meio-ambiente é ainda mais. Por exemplo, evitar pincéis feitos com pêlos de animais”, aponta.

    Você também pode gostar

    Assine nossa newsletter e
    mantenha-se bem informado