Para conjugar a percepção de tempo e espaço em um espetáculo, basta um homem e duas paredes. No entanto, para expressar uma experiência íntima dentro deste contexto, precisa-se de vários meios de comunicação e arte. Assim nasce Intérieur Nuit, espetáculo que o jovem artista francês Jean-Baptiste André apresenta hoje no Sesc Garagem, no qual abrange sua arte pelo teatro, circo e dança, auxiliado por vídeo, iluminação e música.
Em seu espetáculo-solo, apresentado em 25 países, Jean-Baptiste André desafia os limites físicos do corpo humano com contorções e movimentos de equilíbrio entre duas paredes perpendiculares. Ele foi o primeiro artista de circo a vencer o programa Villa Médicis Hors Les Murs de l’AFAA, em 2005, e teve seu trabalho registrado em um documentário.
Na montagem, as duas paredes atuam como uma forma de representar a intimidade, ou um quarto pessoal. Lá, o protagonista tenta libertar-se, passando por momentos de tensão ao relaxamento. Sua busca começa quando o personagem livra-se de seus trapos e cria uma companhia. O vídeo, muito utilizado nesta montagem, é responsável por auxiliar o público na interpretação através da criação da abertura de uma quarta dimensão, a da ilusão, que gera um diálogo entre os opostos.
Serviço
Intérieur Nuit – Hoje, às 21h, no Teatro Sesc Garagem (913 Sul). Ingressos a R$ 20 (inteira). Não recomendado para menores de 10 anos.