Camila Maxi
camila.maxi@jornaldebrasilia.com.br
A cidade está recheada de novas exposições, que prometem encher os olhos dos brasilienses. Quem gosta de cultura nordestina, pode conferir as mostras Algumas Imagens do Ceará e Carnaval de Pernambuco, compostas por imagens da região conhecida por abrigar algumas das paisagens mais deslumbrantes do País.
Para os fãs da capital, há a exposição InEspaço, que retrata a cidade de uma forma bem diferente, por meio de seus próprios moradores.
O fotógrafo piauiense Luizinho Ferreira traz o calor do Nordeste para Brasília, com a exposição Algumas Imagens do Ceará, que fica em cartaz na cidade até sexta-feira. Ao todo são 33 fotografias.
“É o resultado de mais de dez anos do meu trabalho. Com a mostra, quis retratar aspectos históricos e turísticos do sertão, serra e litoral cearense”, explica.
Fugindo do óbvio
A curiosa série de registros fotográficos intitulada InEspaço produz um novo retrato de Brasília, a partir de três jovens fotógrafos: Rodrigo de Oliveira, Flora Egécia e Naiara Caldas – que clicaram os moradores de pequenos apartamentos situados na Asa Norte.
“Procuramos fugir do padrão de representar a cidade apenas por monumentos. Decidimos retratar o dia a dia de pessoas comuns”, destaca Rodrigo de Oliveira.
O projeto, que fica exposto até 6 de março na Galeria Ponto (716 Norte), nasceu em 2011, com o Fundo de Apoio à Cultura(FAC).
Cubículos
Rodrigo conta que percebeu uma característica comum entre os retratados. “Eles preferem morar em apartamentos apertadíssimos a voltar a viver afastados do Plano Piloto”, diz. “Percebemos que muitas pessoas optaram pela Asa Norte pela praticidade. O curioso é que não há muita integração entre eles e os moradores mais antigos das quadras”, observa o fotógrafo.