Camilla Sanches
camilla.sanches@jornaldebrasilia.com.br
Arte em todos os pontos da cidade. Esta é a proposta do Circula Brasília, um projeto da Bagagem Cia. de Bonecos, que leva, nesta quinta-feira, três espetáculos à Quadra 407, de Samambaia Norte.
Com o patrocínio do Fundo de Apoio à Cultura (FAC), a iniciativa passou pelo Caub, no Riacho Fundo II, por Taquara, zona rural de Sobradinho, e Santa Maria. A previsão é que as próximas apresentações ocorram no Varjão. “A ideia é levar espetáculos para cidades mais afastadas do centro de Brasília e apresentar na rua para um público espontâneo”, pontua Leda Carneiro, uma das produtoras do evento.
A comunidade vai poder conferir, em frente à Biblioteca de Samambaia, três peças. Do Gama, assim como os integrantes do Bagagem, O Grupo Voar de Teatro de Bonecos apresenta uma adaptação de João e o Pé de Feijão.
Direcionado para a garotada, o conto popular é rico em simbolismo e apresenta para uma aventura fantástica com elementos mágicos, como a semente que brota até o céu, a galinha dos ovos de ouro, o terrível gigante e a harpa encantada.
“O objetivo é promover a difusão cultural, levando arte até uma população que, muitas vezes, nunca teve a oportunidade de assistir a uma peça de teatro”, observa Marco Augusto Rezende, do Grupo Voar.
Segundo ele, por mais que o espetáculo seja direcionado para o público infantil, a família toda comparece e prestigia.
A Cia. Mamulengo Mulungú completa a maratona cênica com a encenação de Babau, uma brincadeira da tradição do teatro de bonecos popular, vinda do nordeste e enraizada nas periferias de Brasília.
Marcada pelo colorido, a apresentação tem entre os personagens, o vaqueiro Benedito, o boi do patrão, a Cobra Grande. Quem comanda os mamulengos é o brasiliense Carlos Machado. Para encerrar, o palhaço Oséias anima a criançada com números de mágica e trapalhadas.
As montagens e performances serão realizadas num caminhão-palco.
Circula Brasília – Nesta quinta-feira, às 18h, na Quadra 407 de Samambaia Norte. Entrada franca. Classificação livre.