
Após temporada em Taguatinga, o projeto EmCANTO DOS MAMULENGOS segue para Teatro do Guará. Na cidade, serão três apresentações gratuitas nos dias 15, 22 e 29 de maio. Em cena, os espetáculos “Benedito, Abençoado e Bendizido”, do Mamulengo Fuzuê, e “Exemplos de Bastião”, do Mamulengo sem Fronteiras. Os espetáculos recebem sempre alunos da rede pública e são também abertos para a toda a comunidade.
Seguindo a tradição dos brincantes populares, o projeto EmCANTO DOS MAMULENGOS levará ao público espetáculos de alta qualidade, que possuem circulação nacional e internacional. Além de Taguatinga e Guará, até junho, músicos e brincantes da arte mamulengueira passarão por teatros do Cruzeiro e Sobradinho. Na andança, o grupo Mamulengo Fuzuê convida Mamulengo Presepada e Mamulengo sem Fronteiras para revezar a brincadeira em todas as cidades.
As peças são sempre apresentadas em três horários diferentes – manhã, tarde e noite –, para atender a diferentes plateias da comunidade e a estudantes do ensino fundamental, médio e educação de jovens e adultos (EJA). EmCANTO DOS MAMULENGOS conta com financiamento do Fundo de Apoio à Cultura (FAC-DF) e apoio da Secretaria Adjunta de Educação do Distrito Federal.
Mamulengo Fuzuê
Mamulengo Fuzuê é brincadeira aprendida com as tradições, é palhaço na rua, é teatro popular que busca celebrar a arte e despertar a transformação a partir da pesquisa, da experimentação, da convivência com mestres populares e do próprio fazer artístico. O parto dessa nova família de brincantes aconteceu no Ponto de Cultura Invenção Brasileira, em Taguatinga, no ano de 2007. Desde lá, o cortejo segue Brasil a dentro, mundo à fora, com as bases firmadas na memória e identidade, na convivência comunitária e na celebração da vida e da tradição oral mamulengueira. A missão do grupo é incentivar e divulgar a transformação social por meio da arte popular. Mamulengo Fuzuê é formado pelos brincantes: Thiago de Francisco, Fagner Evangelista (Cinho) e Lilia Diniz e pelos músicos Maísa Arantes e Rene Bonfim.
PROGRAMAÇÃO
Teatro do Guará:
15/05, às 9h30: “Benedito, Abençoado e Bendizido” – Mamulengo Fuzuê
22/05, às 15h30: “Exemplos de Bastião” – Mamulengo sem Fronteiras
29/05, às 20h30: “Benedito, Abençoado e Bendizido” – Mamulengo Fuzuê
Teatro Rubem Valentim (Cruzeiro): 09/05, às 9h30; 16/05, às 15h30; 23/05, às 20h30.
Teatro de Sobradinho: 06/06, às 9h30; 13/06, às 15h30; 20/06, às 20h30.
Sinopse dos espetáculos
Benedito, Abençoado e Bendizido – Mamulengo Fuzuê
Conta a história de amor e luta por trabalho e justiça do casal Benedito e Rosinha. A brincadeira convida o público a um singelo e alegre passeio pela cultura popular, através da música e dos bonecos de mamulengo. Com irreverência, os bonecos improvisam com tradicionais personagens do nosso imaginário popular e se comunicam e interagem com a plateia, tornando cada “brincadeira” única.
Exemplos de Bastião – Mamulengo sem Fronteiras
Baseado na literatura de cordel do teatro de mamulengo, onde a música surge como elemento condutor entrelaçando um curioso enredo, “Exemplos de Bastião” é um espetáculo que conta a história de um palhaço de Folia de Reis que se mete em várias confusões com sua burrinha Relâmpago, Padre Simão Sem Cuidado e Capitão João Redondo. Tudo para conquistar a maravilhosa Rosinha do Bole-Bole.
Serviço
Projeto EmCANTO DOS MAMULENGOS – Edição Guará
Dias e horários: 15/05, às 9h30; 22/05, às 15h30; e 29/05, às 20h30.
Local: Teatro do Guará
Endereço: QE 23, Administração Regional, ao lado da Feira – Guará II
Classificação indicativa: Livre
Entrada: Franca
Informações: 8141-5898 e 9293-6547 (Produção) | mamulengofuzue@gmail.com