Depois de reclamar de que apenas três atrações sul-africanas se apresentariam no show de abertura da Copa do Mundo, os artistas do país conseguiram incluir mais representantes na cerimônia após negociações com o Comitê Organizador Local (LOC, na sigla em inglês).
“Estou satisfeito com o resultado desta reunião. É em benefício das artes e da cultura neste país. Estou contente que todas as partes tenham conseguido chegar a um acordo quanto a uma maior representação de artistas africanos e sul-africanos”, disse a ministra da Cultura da África do Sul, Lulu Xingwana, à imprensa local.
Xingwana se reuniu com o diretor-executivo do LOC, Danny Jordaan, e com o presidente do sindicato de artistas sul-africanos, Mabutho Sithole, para resolver um assunto que poderia levar à organização de um show paralelo e gratuito e que tiraria a atenção do show da Copa, no qual atuarão estrelas como Shakira, Black Eyed Peas e Alicia Keys.
Graças ao acordo alcançado, mais artistas locais participarão do evento, que será transmitido ao vivo para quase todo o planeta, mas os nomes das atrações serão anunciados apenas após a assinatura dos contratos.
O show organizado pela Fifa será realizado em 10 de junho, um dia antes dos primeiros jogos do Mundial, no Orlando Stadium, em Soweto.