Da Redação
cultura@jornaldebrasilia.com.br
Ícone de várias gerações, o cantor romântico Julio Iglesias retorna ao Brasil, após dois anos, e se apresenta em Brasília na noite desta quinta-feira (13), no Auditório Master do Centro de Convenções Ulysses Guimarães (Eixo Monumental). O espanhol vem lançar, em solo tupiniquim, seu mais recente trabalho, o álbum 1.
O disco reúne algumas das canções mais conhecidas do intérprete, além de músicas inéditas que compõem o set list de logo mais. Entre os sucessos que marcaram a carreira do artista, embalaram gerações de casais apaixonados e inspiraram vários artistas adeptos do estilo musical, estão Crazy, Hey, My Love, Can’t Help Failing in Love e Coração Apaixonado.
Seguindo a carreira artística desde o final da década de 1960 – mais exatamente desde o ano de 1968, quando ganhou um prêmio no Festival Internacional de Música Benidorm (Espanha) com a canção La Vida Sigue Igual –, Iglesias é um dos cantores mais consagrados da música latina e, ao longo desses 43 anos de carreira, manteve-se no topo da lista de artistas com maior número de álbuns vendidos.
Julio Iglesias tem um currículo exemplar. O cantor participou, também, do Festival de Música da Eurovision, transmitido para toda a Europa, representando seu país de origem. Foi nesta mesma época que assinou contrato com a gravadora Columbia, em 1970. Quase uma década mais tarde, iniciou a carreira internacional, mudou-se para Miami, nos Estados Unidos.
Mundo Afora
Artista universal, Julio lançou discos em diversas línguas: inglês, espanhol, francês, português, italiano, alemão e até em mandarim. Por este feito, foi o primeiro a receber um dos “selos” mais cobiçados do mundo, o Recorde de Diamante, concedido pelo Guinness Book, por vender mais CDs no maior número de línguas em toda a história da indústria fonográfica.
Entre alguns nomes da música mundial com quem Julio Iglesias gravou, vale citar Frank Sinatra, Diana Ross, Plácido Domingo, Sting, a dupla sertaneja brasileira Zezé Di Camargo & Luciano, Paul Anka, Willie Nelson e Stevie Wonder, que esteve recentemente no País.
Com a turnê mundial Uno Tour, o cantor pretende passar por todos os continentes. Só no Brasil, realiza uma temporada de oito shows. No último fim de semana, dias 8 e 9, esteve no HSBC Brasil, em São Paulo (SP), e, na última terça-feira, apresentou-se no Chevrolet Hall, em Recife (PE). Depois de passar pela capital federal, segue para Curitiba (PR), onde sobe ao palco do Teatro Guaíra. Do Sul, Iglesias desembarca, ainda, no Rio de Janeiro (RJ), em Porto Alegre (RS), e faz uma última parada em Florianópolis (SC).