O Projeto Acessibilidade Cultural está com inscrições abertas até o dia 10 de outubro para oficinas gratuitas voltadas à formação em acessibilidade e inclusão. As atividades estão sendo realizadas no campus Samambaia do Instituto Federal de Brasília (IFB) e abrangem temas como Libras (Língua Brasileira de Sinais), audiodescrição, legendagem, acessibilidade atitudinal, Norma ABNT 9050 e estratégias de atendimento a pessoas com deficiência.
Voltado para estudantes, profissionais da cultura, educadores e o público em geral, o projeto busca ampliar o debate sobre acessibilidade e qualificar participantes para atuarem em ambientes mais inclusivos. As oficinas contam com apoio do Núcleo de Atendimento às Pessoas com Necessidades Específicas (NAPNE) do IFB.
Inclusão como prática e transformação
Idealizado pelo rapper, arte-educador e agente cultural Mano Samir, o projeto tem como diferencial o protagonismo de instrutores com deficiência, o que reforça o caráter formativo e transformador da proposta.
“Está sendo incrível acompanhar o progresso dos alunos. Eles estão muito engajados e empolgados em participar das oficinas”, conta Mano Samir. Para ele, o impacto vai além da sala de aula: “Esses participantes sairão com uma nova perspectiva sobre inclusão, além de estarem aptos a atuar profissionalmente com acessibilidade.”

A iniciativa surgiu a partir da experiência de Mano Samir em parceria com a consultora e pessoa com deficiência Mariana Guedes, que também integra a equipe de formação. “Nosso objetivo é construir um caminho mais acessível para todos, e isso passa por capacitação, vivência e escuta”, destaca Samir.
Ao final dos cursos, os participantes receberão certificado de conclusão, que pode ser um diferencial importante para quem busca atuar nas áreas de educação, cultura, atendimento ao público ou políticas públicas voltadas à inclusão.
Como participar
As inscrições são gratuitas e podem ser feitas pelo formulário online. Os cursos são abertos a todas as idades e perfis, e o projeto convida especialmente artistas, servidores públicos, estudantes, produtores culturais e interessados em acessibilidade a se inscreverem.
Oficinas do Projeto Acessibilidade Cultural
Onde: Instituto Federal de Brasília – IFB, campus Samambaia
Inscrições até: 10 de outubro de 2025
Inscrições pelo link