
Sucesso nas regiões administrativas desde que iniciou no dia 11 de maio, o II Circuito Instrumental Itinerante dá sequência à sua programação. Agora é a vez da população do Paranoá apreciar a boa música, no dia 26, com as atrações de André Togni Trio e Bruno Ykalos, a partir das 16h, na Praça Central.
André Togni é baterista, compositor e produtor musical. Possui formação jazzística e pesquisa há muito tempo a cultura popular brasileira. Foi vencedor do Prêmio TIM 2005 como produtor musical, baterista e percussionista do Grupo Casa de Farinha e já participou de diversos festivais no Brasil, Estados Unidos e Europa. No Circuito Instrumental Itinerante ele apresenta repertório do DVD Lugar de Sal. O trabalho tem influências do jazz contemporâneo com ritmos brasileiros com uma abordagem focada no improviso em que a voz principal passa de um instrumento para outro como um diálogo de três vias. Ele se apresenta com o saxofonista Carlos Cardenas e o contrabaixista Paulo Dantas.
Bruno Ykalos é formado pela Escola de Música de Brasília. Músico versátil toca vários instrumentos como violão, cavaquinho, bandolim, bouzouiki grego. Atua em todo tipo de eventos acompanhando cantores ou na vertente instrumental. Há 15 anos, iniciou tocando guitarra blues e rock, mas ao passar dos anos foi sentindo a necessidade de estudar a cultura de seu país os ritmos regionais e folclóricos com objetivo de construir um trabalho voltado para a cultura brasileira que é riquíssima. Compositor nato desenvolve composições com muita beleza e complexidade sem deixar a emoção de lado passeando pelos ritmos brasileiros e internacionais moldando um estilo muito peculiar de tocar e compor ,suas principais influencias são Hermeto Pascoal,Egberto Gismonti,Cesar Camargo Mariano,Guinga , Lula Galvão , Heraldo do Monte,Ernesto Nazaré ,Waldir Azevedo e Pixinguinha, esses brasileiros alem de feras do Jazz como Miles Davis, Joshua Redman,Chick Corea,Jaco Pastorius,Bill Evans,Cole Porter entre outros.
Esta é a segunda vez que a população de várias regiões do DF ganha programação musical intensa de 11 de maio a 15 de junho. O II Circuito Instrumental Itinerante, projeto do Beco da Coruja Produções realizado com patrocínio do FAC (Fundo de Apoio à Cultura), apresenta grupos que se destacam no cenário instrumental de Brasília.
O projeto tem como objetivo democratizar o acesso à cultura, estimular a formação de platéia e promover acessibilidade através de shows, oficinas de percussão para crianças e apresentações em asilos. O Projeto conta com a participação dos grupos Alex Queiroz Trio, André Togni Trio, Bruno Yakalos Trio, D. Gracinha da Sanfona, Fábio Miranda, Jambrosia e Orquestra Popular Marafreboi.
São 12 apresentações com acesso livre, em cinco localidades diferentes: Samambaia (Feira de Artesanato), Parque da Cidade (Praça das Fontes), Sobradinho (Parque Jequitibás e Feira da Lua), Paranoá (Parque do Paranoá) e Vila Planalto (Praça Nelson Corso). A cada data, músicos reconhecidos por seu talento apresentam as possibilidades da música instrumental em suas variadas formas de execução. “Queremos quebrar o paradigma de que a música instrumental é elitizada e acessar todas as classes sociais mostrando a riqueza da música produzida na nossa cidade”, comenta a produtora do projeto, Edna Ellen.
II Circuito Instrumental Itinerante – Shows de música instrumental
Programação – De 11 de maio a 15 de junho
Sábado, 11/05
Feira de Artesanato – Samambaia
14h – D. Gracinha da Sanfona
15h – Orquestra Popular Marafreboi
Sexta, 17/05
Parque Jequitibás – Sobradinho
18h30 – Alex Queiroz Trio
19h30 – André Togni Trio
Domingo, 26/05
Praça Central do Paranoá
16h – André Togni Trio
17h – Bruno Ykalos
Domingo, 02/06
Parque da Cidade (estacionamento 13) – Brasília
10h – Alex Queiroz Trio
11h – Bruno Ykalos
Sábado, 08/06
Praça Nelson Corso – Vila Planalto
18h – Bruno Ykalos Trio
19h – Orquestra Popular Marafreboi
Sexta, 14/06
Feira da Lua – Sobradinho
19h – D. Gracinha da Sanfona
20h – Jambrosia