Andréia Castro
cultura@jornaldebrasilia.com.br
O feriado de 7 de setembro traz a Brasília três vozes femininas bem diferentes. Amanhã, a cantora Roberta Sá e a portuguesa Mariza cantam de graça em comemoração ao ano de Portugal no Brasil, na Praça das Fontes (Torre de TV) com abertura da Orquestra Sinfônica do Teatro Nacional, a partir das 18h. Já Zélia Duncan se apresenta no Ópera Hall (Asa Norte), a partir das 21h, para celebrar os 50 anos de seu ex-colégio, o Marista.
Aclamada pela crítica, Roberta é considerada um dos grandes nomes da nova geração de cantoras da MPB, sendo comparada com Marisa Monte e Gal Costa. “Amo ser comparada a elas. Duas grandes cantoras e fortes referências no meu trabalho. Espero ter a sabedoria e a sorte de conduzir minha carreira e chegar perto de onde elas chegaram vocalmente e artisticamente”, diz.
Sobre o show que une os dois países, a potiguar revela que vai a Portugal todos os anos desde 2005. “Foi lá que fiz minha primeira apresentação internacional. De lá pra cá, fiz amigos e criei laços. Amo o fado e o ambiente em que ele nasceu e vive até hoje”, conta Roberta.
No repertório estão algumas músicas do seu quarto disco Segunda Pele. “Além disso, eu e Mariza cantaremos juntas Insensatez, de Tom Jobim. E, se der tempo, vamos preparar mais alguma surpresa”, garante.
de brasília
A brasiliense Zélia Duncan canta o espetáculo Pelo Sabor do Gesto – Em Cena, que estreou em 2011 como parte das comemorações dos 30 anos de carreira da artista. O disco foi indicado ao Grammy Latino e tem parcerias da artista com Marcelo Jeneci e canções de Itamar Assumpção e Alice Ruiz.
Dirigido pela atriz global Ana Beatriz Nogueira, a montagem é uma ótima mistura de duas paixões da cantora: música e teatro. Tudo Sobre Você e Por Isso Eu Corro Demais são canções que estão no repertório.