Camila Maxi
camila.maxi@jornaldebrasilia.com.br
A idolatrada banda brasiliense Legião Urbana continua viva na memória de fãs cada vez mais jovens. Mesmo sem ter nascido a tempo para acompanhar a trajetória do trio, um grupo batalha para perpetuar o legado da banda. Eles promovem o Encontro Legionário e quem quiser matar um pouco a saudade da Legião está convidado a participar do show, que acontece amanhã, a partir das 14h, no Parque da Cidade.
Não há cerimônia. Os participantes levam panos para se acomodarem no chão mesmo. Vale levar tudo que tem relação com o saudoso trio: camisetas, faixas, CDs, e pôsteres para compor a cena. Alguns optam por levar lanches para a reunião ficar mais gostosa.
Amizade
A ideia surgiu depois que um grupo decidiu se reunir no Parque para tocar algumas músicas da Legião. O encontro foi tão bacana que eles resolveram fazer outro, mas dessa vez aberto ao público. Este teve mais sucesso e mais de 50 pessoas marcaram presença. “Durante esta prévia, quem passava achava legal e ficava por um tempo”, disse o organizador, Joerly Almeida.
A pretensão é realizar o Encontro Legionário a cada três meses. Nesta nova edição, a expectativa é de que cerca de 300 pessoas compareçam. “É importante crescer a cultura da Legião”, explica Joerly. O grupo de amigos fundou uma página no Facebook em homenagem a Renato Russo, que ganhou fama nacional. Atingiu 89.458 curtidas e é administrada por 15 fãs de diversos estados.
Ídolos de várias gerações
A idade dos jovens varia entre 17 e 20 anos, mas isto não impede que os fãs mais velhos também se unam ao grupo. O organizador conta que, ao perceber que em Brasília os fãs da Legião Urbana ocultam sua admiração pela banda, eles tomaram a iniciativa de mostrar o orgulho que sentem dos ídolos.
Guilherme dos Anjos é participante ativo dos encontros e apaixonado pela Legião. Ele afirma que o cenário do rock nacional atual deixa a desejar. “As bandas atuais não conseguem acompanhar o nível deles, e isso desvaloriza demais a música”, comenta.
A iniciativa acaba criando novas amizades. Joerly recorda que, no recente show que os Paralamas do Sucesso fizeram na capital, ele se deparou com alguns conhecidos. “Foi ótimo revê-los. Aproveitamos para acertar alguns detalhes do encontro”, afirma.