Menu
Agenda Brasília

Primeiro fim de semana do ano tem opções de lazer, cultura e passeios ao ar livre

Parques, cafés, exposições e muitas outras atividades para curtir sozinho ou em família nesse fim de semana

Alexya Lemos

02/01/2026 5h00

Atualizada 01/01/2026 17h55

Foto: Reprodução

O início do ano é um convite para desacelerar e redescobrir a cidade sob um ritmo mais tranquilo, especialmente após a intensa movimentação das festas de fim de ano. Com menos compromissos na agenda e o clima típico do verão brasiliense, moradores e visitantes tem oportunidades para conhecer novos espaços, visitar exposições e aproveitar áreas ao ar livre.

Neste primeiro fim de semana do ano, é possível fazer programação diversificada, que contempla desde passeios em meio à natureza até atividades culturais, atrações voltadas ao público infantil e opções gastronômicas para diferentes gostos. A cidade oferece alternativas acessíveis para quem deseja começar o ano com lazer, cultura e momentos de descanso.

Últimas dias do Nosso Natal

Mesmo após o Ano-Novo, a programação do Nosso Natal continua movimentando a Esplanada dos Ministérios até domingo O espaço reúne diversas atrações voltadas para o público infantil e familiar, como pista de patinação, roda-gigante, carrossel e teatro para crianças, além de apresentações musicais ao longo do dia. A iniciativa transforma a área central da cidade em um ponto de encontro para moradores e turistas, oferecendo opções de lazer acessíveis e ao ar livre.

nosso natal
Foto: Reprodução/Secretaria do Estado de Cultura

Nosso Natal
Local:
Esplanada dos Ministérios
Funcionamento das 17h às 23h
Entrada gratuita

Pontão do Lago Sul

O Pontão do Lago Sul segue como uma das principais opções para quem busca aproveitar o fim de tarde em Brasília. Localizado às margens do Lago Paranoá, o espaço combina áreas para caminhada, decks com vista para a água e uma ampla variedade de bares e restaurantes. Durante o fim de semana, o local costuma receber público interessado em encontros ao ar livre, passeios em família e momentos de descanso, especialmente no horário do pôr do sol, um dos mais disputados da cidade.

Foto: Reprodução

Pontão do Lago Sul
Onde: SHIS QI 10, Lago Sul
Funcionamento de domingo a quinta de 7h à meia noite e sexta e sábado até 1h
Entrada gratuita; consumo nos estabelecimentos é cobrado à parte

Exposição “Uma História da Arte Brasileira”

O Centro Cultural Banco do Brasil (CCBB) está com duas exposições interessantes nesse início de ano. A mostra “Uma História da Arte Brasileira” apresenta um panorama da produção artística nacional, reunindo obras de diferentes períodos e linguagens. A mostra é indicada tanto para quem deseja aprofundar o contato com a arte quanto para visitantes que buscam um programa cultural em ambiente climatizado durante os dias mais quentes do verão.

captura de tela 2026 01 01 162349
Foto: Reprodução/ CCBB

Exposição “Uma História da Arte Brasileira”
Onde: Setor Cultural Sul, Galeria 1
Quando:
até 8 de fevereiro
Ingressos gratuitos com retirada pelo link

Exposição“MEME: no Br@sil da memeficação”

Também em cartaz no CCBB, a exposição “MEME: no Br@sil da memeficação” propõe uma leitura crítica e bem-humorada sobre o papel dos memes na cultura contemporânea. A mostra aborda como essas imagens e mensagens rápidas se tornaram ferramentas de comunicação, humor e até posicionamento político, dialogando diretamente com o cotidiano digital do público.

captura de tela 2026 01 01 163912
Foto: Reprodução/CCBB

Exposição“MEME: no Br@sil da memeficação”
Onde: Setor Cultural Sul, Galerias 3, 5 e Pavilhão de Vidro
Quando:
até 1 de março
Ingressos gratuitos na bilheteria

Museu Nacional com diversas exposições

O Museu Nacional da República segue como uma alternativa para quem busca atividades culturais no Eixo Monumental. Com exposições permanentes e temporárias, como a “Bancos indígenas do Brasil”, “Na cidade mora um rio” e “Matriz”, o local conta com mostras para todos os gostos e idades. O espaço apresenta produções artísticas que valorizam a diversidade cultural e visual. O passeio pode ser combinado com uma caminhada pela área central da cidade, aproveitando a arquitetura e os espaços abertos ao redor do museu.

Foto: Divulgação/Secec-DF
Foto: Divulgação/Secec-DF

Museu Nacional da República
Onde: Eixo Monumental
Funcionamento:
Terça a domingo, de 9h às18h30
Entrada gratuita

Cine Brasília

O cinema de rua da capital segue com tudo no início do ano com uma programação recheada de longas interessantes. Agente secreto, aposta do Oscar brasileiro desse ano, e Pecadores, elogiado pela crítica internacional e protagonizado por Michael B. Jordan, estão em cartaz. Além da facilidade pelo acesso via metrô (estação 106 sul) as cadeiras da sala são espaçosas e confortáveis e os ingressos saem por no máximp 20 reais. Toda a programação pode ser conferida pelo site.

capa (19)
Foto: Paulo H. Carvalho/Agência Brasília

Cine Brasília
Onde:
Asa Sul EQS 106/107 
Funcionamento:
de quarta a domingo, das 9h às 21h, e às segundas e terças, das 13h às 22h
Ingressos pelo site ou pela bilheteria física

Zoológico de Brasília

O espaço abriga diversas espécies de animais de diferentes biomas, além de oferecer áreas amplas para circulação, o que permite uma visita mais confortável e organizada. Ao longo do percurso, o público tem contato com ações de educação ambiental que reforçam a importância da preservação da fauna e do respeito à natureza, tornando o passeio também uma experiência educativa. Ideal para visitar com a família toda, especialmente nessa época de início de ano que tende a ter menos visitantes.

3.6. zoológico de brasília. foto paulo h carvalho agência brasília 2
Foto: Agência Brasília

Zoológico de Brasília
Local: Avenida das Nações, Via L 4 Sul, s/n – Asa Sul
Funcionamento:
Terça a domingo, 8h30 às 17h
Ingressos por até 10 reais na entrada

Vértice Café

Entre um passeio e outro, incluir a visita a um café novo e diferente pode ser uma forma de desacelerar e aproveitar o dia com mais calma. O Vértice é focado em cafés especiais e conta com um ambiente acolhedore e cardápio com bebidas e comidas autorais. Além de uma pausa para o descanso, o local convida para conversas longas em encontros especiais e uma gastronomia singular.

vertice café
Foto: Reprodução/Eldo Gomes

Vértice Café
Onde: St. A Sul QSA 11 – Taguatinga
Funcionamento:
Terça a sexta de 9h às 20h, sábados, domingos e feriados: de 9h às 19h

Acervo café

Com ambiente que mistura café e cultura, o espaço se destaca pela proposta acolhedora e pelo cuidado na escolha dos grãos e no preparo das bebidas. A unidade do Casa Park além de contar com a estrutura do shopping, é ampla, climatizada e ainda fica dentro da Livraria da Travessa, transformando-se em ambeinte perfeito para experiementar um café novo e começar a primeira leitura do ano.

captura de tela 2026 01 01 170551
Foto: Haruo Mikami/Reprodução: ArchDaily

Acervo café
Onde: SGCV Casa Park – Guará
Funcionamento de segunda a sábado de 10h às 22h e domindo de 12h às 20h

Piqueniques no parque

Outra sugestão para curtir o fim de semana é organizar um piquenique em um dos parques da cidade. O Parque Olhos d’Água, o Parque de Águas Claras e o Parque da Cidade Sarah Kubitschek oferecem áreas verdes, sombra e infraestrutura para quem deseja passar algumas horas ao ar livre, seja praticando exercícios físicos, esportes ou atividades na sombra fresca. A proposta além de acessível, é ideal para encontros com amigos, momentos em família ou mesmo uma tarde de introspecção.

parque da cidade dona sarah kubitschek fotos daniel xavier jornal de brasília (7)
Parque da cidade. – Foto: Daniel Xavier/Jornal de Brasília

Parque de Águas Claras: Av. das Castanheiras, aberto até às 22h
Parque da Cidade Sarah Kubitschek: Srps – Asa Sul, aberto 24h
Parque Olhos d’Água: Quadra 413 e 414 – Asa Norte, aberto até às 21h

    Você também pode gostar

    Assine nossa newsletter e
    mantenha-se bem informado