O Projeto Escritores Brasileiros retoma suas atividades no Centro Cultural Banco do Brasil na noite desta quarta-feira com a presença do jornalista e poeta Affonso Romano Sant’Anna e da atriz Ângela Vieira, que fará a leitura dramática de alguns textos do escritor.
A programação é dividida em duas partes. Na primeira, o convidado fala sobre sua vida, trajetória e obra, num bate-papo com o coordenador Marcelo Andrade. Depois, a atriz entra em cena.
“O roteiro perpassa toda a obra dele. Diferentemente das outras vezes, nesta vai haver um diálogo entre os dois. Enquanto ela lê, o Affonso comenta momentos da sua trajetória”, antecipa Andrade, que foi o idealizador do projeto.
O poeta e a atriz estiveram juntos ano passado no CCBB do Rio de Janeiro, onde o evento acontecia em paralelo e encerrou-se no início do mês com as participações de Bartolomeu Campos de Queiróz e Vera Holtz, que também finalizam o ciclo em Brasília, em março.
“A Ângela é uma mulher inteligente, ágil, com larga experiência no trato com o público. A apresentação que fizemos foi boa, sobretudo porque soubemos explorar o acaso e o improviso”, definiu Affonso Romano Sant’Anna.
Considerado pela revista Imprensa, em 1990, como um dos dez jornalistas que mais influenciou a opinião do País, Sant’Anna trabalhou como jornalista em grandes jornais do País, é professor e foi presidente da Biblioteca Nacional.
Processo de criação
A seleção dos textos que serão apresentados foi feita pelo próprio escritor e, segundo ele, a ideia é dar um panorama geral sobre a sua história e seus trabalhos, enquanto comenta um poema ou outro.
“É sempre curioso ver a reação do público diante de certos textos conhecidos, mas é também estimulante ver essa reação quando você narra o próprio processo de criação. O leitor sempre quer saber como ocorre esse salto no escuro”, analisa Sant’Anna. “O escritor, ao retomar seu processo criativo, dialoga de novo consigo mesmo”, acrescenta.
Para Marcelo Andrande, o objetivo principal com a iniciativa, que estreou em julho de 2010, é formar novos leitores. “Conhecer a vida do autor cria um encantamento no leitor, que, assim, passa a se interessar pela obra daquele escritor”.
No próximo mês, o ciclo se encerra, mas o coordenador adianta que será retomado em abril com mudanças e ampliações. “Não há nada definido ainda, estamos em fase de discussão, mas a ideia do CCBB é expandir o projeto para além do centro cultural, para outras cidades do DF”.
Além do bate-papo com o escritor, o projeto continua no sábado com duas oficinas gratuitas ministradas por professoras da Cátedra Unesco da Puc Rio. Das 9h30 às 12h30, Eliana Yunes discute poesia e política. Na parte da tarde, das 14h às 17h, Sylvia Cyntrão da Universidade de Brasília trabalha com literatura e poesia. Cada oficina dispõe de 30 vagas.
Escritores Brasileiros – Nesta quarta, às 19h30, no CCBB (Setor de Clubes Sul, Trecho 2). Entrada franca mediante a retirada de senha uma hora antes do início do evento. Não recomendado para menores de 12 anos.