Menu
Viva

Aberta temporada do Clube do Choro

Arquivo Geral

16/03/2011 9h03

Camilla Sanches

Paulo Sergio Santos inaugura projeto hojecamilla.sanches@jornaldebrasilia.com.br

 

O clarinetista Paulo Sérgio Santos abre hoje à noite a programação deste ano do Clube do Choro. A casa demúsica instrumental, ao longo dos anos, sempre homenageou algum célebre compositor do chorinho. Neste ano, a celebração será mais genérica, com o projeto Clube do Choro do Brasil.

 

Mas Paulo Sérgio, mais antigo integrante do prestigioso Quinteto Villa-Lobos, presta tributo ao maestro, compositor e, também, clarinetista Paulo Moura, falecido ano passado, em decorrência de um câncer. “Consideramos justa a homenagem em memória do Paulo Moura para retomar nossas atividades. Ele que sempre esteve presente no Clube do Choro, fazia questão se apresentar todo ano por cerca de uma década”, recorda o presidente do clube, Henrique Lima Santos Filho, o Reco do Bandolim.

 

No palco, o clarinetista será acompanhado pelo Grupo Choro Livre – formado por Henrique Neto, no violão 7 cordas, Rafael dos Anjos, no violão 6 cordas, Márcio Marinho, no cavaquinho e  Valério Xavier, na percussão.

 

Ao longo do ano, e de casa nova, cerca de 120 apresentações musicais devem passar pelo palco do Espaço Cultural do Choro, como foi batizado o projeto arquitetônico, assinado por Oscar Niemeyer. A nova sede será localizada no mesmo Setor de Divulgação Cultural e comportará o dobro de público do local atual.

 

Já pronta, a obra espera a compra de móveis e equipamentos de som, com recursos de um convênio firmado com o Ministério da Cultura (MinC), no valor de R$ 2 milhões, para abrir as portas. “Planejamos fazer a inauguração no aniversário da cidade, afinal o Clube do Choro foi tombado como patrimônio imaterial de Brasília e o novo espaço é uma conquista de muitos anos, que merece ser comemorada”, destaca Reco.

 

Com uma área de 2.150 metros quadrados, o Espaço do Choro abriga sala de concertos, com capacidade para 400 espectadores, a sede da Escola de Choro Raphael Rabello – que atualmente atende a 420 alunos, mas, com a inauguração, pretende chegar aos 800 estudantes –, e o Centro de Memória e Referência do Choro, fruto de uma parceria com a Universidade de Brasília (UnB), que disponibilizará partituras, discos, documentos e vídeos relativos ao gênero a estudiosos.

 

 

PROGRAME-SE

 

 

Hoje, amanhã e sexta –  Paulo Sérgio Santos (clarineta), com Tributo a Paulo Moura.

 

Sábado –  Cinco no Eixo.

 

Dias 23, 24 e 25 –  João Donato Quarteto, com Robertinho Silva (bateria), Luis Alves (baixo) e Ricardo Pontes (saxofone).

 

Dia 26 –  Grupo Sai da Frente

 

Dias 30, 31 e 1° de abril –  Sebastião Tapajós (violão), com Henrique Neto (violão de 7 cordas) e Rafael dos Anjos (violão de 6 cordas).

 

Dia 2 de abril –  Sivuquinha.

 

Dias 6, 7 e 8 –  Wagner Tiso & Márcio Malard (piano e violoncelo).

 

Dia 9 –  Salomão Di Pádua.

 

Dias 13, 14 e 15 –  Marco Pereira & Rogério Caetano (violão).

 

Dia 16 –  Gafieira em concerto.

 

Dias 20, 21 e 22 –  Armandinho Macedo (bandolim), com participação de Yacoce Simões (teclados), Henrique Neto (violão de 7 cordas), Paulo Zimbres (contrabaixo) e Rafael dos Santos (bateria).

 

Dia 23 –  Marelene Souza Lima (guitarra).

 

Dias 27, 28 e 29 –  Léo Gandelman (saxofone), com Gabriel Improta (violão), Renato Massa (bateria) e Guto Wirtti (contrabaixo).

 

Dia 30 –  Ana Reis.

 

Serviço – Sempre às 21h30, no Clube do Choro (Eixo Monumental), com ingressos a R$ 20 (inteira), à venda no local, de segunda a sexta, das 10h às 22h; e sábado das 19h às 21h30. Ou pelo site www.clubedochoro.com.br.  Não recomendado para menores de 14 anos.

 

    Você também pode gostar

    Assine nossa newsletter e
    mantenha-se bem informado