Na quinta noite do 46º Festival de Brasília do Cinema Brasileiro, a cidade recebe, às 21h, a produção paulistana Riocorrente, de Paulo Sacramento. A trama mostra Marcelo, Renata e Carlos, que vivem um triângulo amoroso enquanto o garoto Exu, que mora com Carlos, vive solto pela cidade de São Paulo.
Os desejos e frustrações pessoais convivem com o ritmo vertiginoso de uma capital que não pára. “São Paulo é muito intensa e nervosa. Os personagens transmitem esta tensão da cidade em um filme minimalista, que busca a essência das coisas”, explica o diretor Paulo Sacramento. A produção tem poucos diálogos e aposta nas imagens e trilha sonora.
Resgatando parte da história de Brasília, o documentário Plano B, de Getsemane Silva, emerge do filme Contradições de Uma Cidade Nova que, em 1967, decidiu revelar os subúrbios pobres da capital e terminou proibido pelos próprios patrocinadores.
“A história continua. Contradições de Uma Cidade Nova filmou um momento de Brasília e viu o futuro. Plano B filma o presente da cidade, confirma o filme de 1967 e deixa a questão no ar: o que vamos fazer com nossa cidade hoje?”, destaca Getsemane.
Resgate
Em 2012, uma equipe de cinema deu início à procura de pistas de Contradições… para entender a censura e o desaparecimento da cópia. Tudo com o propósito de compreender porque a vanguarda modernista não chegou aos subúrbios da cidade e qual foi o futuro das pessoas que estavam no filme proibido.
“Eu não quis fazer apenas com as falas dos personagens envolvidos com o filme de 1967, apesar de contar a história deles. Então foi um desafio roteirizar cenas que permitissem ao filme contar a história, mas que tivessem uma dose de dramaticidade narrativa essencial a um bom documentário”, explica o diretor.
Também em cartaz
A programação da mostra competitiva de hoje conta com outras produções. Direto do Rio de Janeiro, será exibido o curta-metragem Fernando Que Ganhou Um Pássaro do Mar, de Helvécio Marins Jr e Felipe Bragança. O filme narra a história de um rapaz que divide seu tempo entre um pequeno café e sua casa em uma vila operária, até que ele recebe um presente que lhe dá asas para o paraíso.
Representando o estado do Paraná, está o curta de documentário A Que Deve a Honra da Ilustre Visita Este Simples Marquês, dirigido pela dupla Rafael Urban e Terence Keller. Também compõe a programação do Cine Brasília a animação Ed., do cineasta Gabriel Garcia, do Rio Grande do Sul.
Programação
14h30 – Mostra Brasília – Prêmio Troféu Câmara Legislativa
19h – Mostra Competitiva – Documentário
A Que Deve a Honra da Ilustre Visita este Simples Marquês, de Rafael Urban e Terence Keller
Plano B, de Getsemane Silva
21h – Mostra Competitiva – Ficção e Animação
Ed, de Gabriel Garcia
Fernando Que Ganhou Um Pássaro do Mar, de Felipe Bragança e Helvécio Marins Jr.
Riocorrente, de Paulo Sacramento
46º Festival de Brasília do Cinema Brasileiro – Até terça, a partir das 10h. No Cine Brasília (106/107 Sul). Ingressos a R$ 6. Valor referente à meia-entrada. Informações: 3244-1660. A classificação indicativa varia de acordo com o filme.