Uma vida que virou documentário e também tema de espetáculo teatral. Estamira – Beira do Mundo é o recorte da existência de uma mulher que se reinventou por meio do lixo, do trabalho, e de sua família. A peça volta à cidade no Teatro Goldoni (208/209 Sul) com sessões hoje, às 15h; sábado, às 21h; e domingo, às 20h.
A protagonista Estamira Gomes de Sousa é doente mental crônica, com uma percepção de mundo extraordinária. A inspiração para produzir a montagem nasceu da atriz Dani Barros, que a interpreta no palco. Ela uniu forças com a diretora Beatriz Sayad e, juntas, produziram o espetáculo.
Lixão
O monólogo tem como pano de fundo um lixão, onde Dani convida a plateia para se entregar à insanidade de Estamira. “Ela viu na história desta mulher uma resposta ao mundo da própria loucura. Parte disto vem da vivência com sua mãe, que era bipolar”, destaca Beatriz sobre a doença.
Estamira foi flagrada pelo diretor Marcos Prado no lixão de Jardim Gramado, no Rio de Janeiro. Com sua forte personalidade, mudou os planos do cineasta. Desta forma, ele adentrou em seu universo e produziu um documentário com depoimentos da personagem. “Tocar neste material é uma maneira de reafirmar o filme. É a forma que encontramos para continuar sua missão”, afirma Beatriz.
Experiência
Dani e Beatriz trabalharam no projeto Doutores da Alegria por dez anos, animando pacientes em hospitais. A experiência lhes rendeu força e gás para mergulhar na vida de Estamira. “Podemos ver como tratamos a loucura mal e foi uma experiência muito indigesta. Com a peça, enxergamos uma maneira de sintetizar isto”, conta.
Haverá também sessões especiais para doentes mentais crônicos e seus familiares, que são parte de grupos dos Centros de Atendimento Psicossocial (CAPs), hospitais psiquiátricos e faculdades de medicina, psicologia, pedagogia, dentre outros cursos. “O objetivo é chegar até este público. A peça promove um diálogo e dá espaço para discussões”, diz.
Premiações
A peça conquistou os prêmios de melhor atriz, no Prêmio Shell e Questão de Crítica, de 2011, e também da Associação Paulista de Críticos de Arte (APCA), de 2012.
Este mês, parte em turnê internacional para Portugal. E depois volta com sua segunda temporada para São Paulo.
Serviço
Estamira – Beira do Mundo
Sexta, 15h, Sábado, 21h, Domingo, 20h. No Teatro Goldoni – Casa D’Itália (208/209 Sul). Ingressos: R$ 10 (meia-entrada). Informações: 3443-0606. Não recomendado para menores de 14 anos.