Menu
Viva

A filosofia da vida na forma de literatura

Arquivo Geral

18/07/2014 7h45

Em 2001, Roque de Barros Laraia lançou o livro Cultura: Um Conceito Antropológico, que abordava a influência da cultura na  escolha pessoal de crença e as incongruências do ser humano ao tentar se “livrar” da religião. Eugênio Giovenardi utiliza do mesmo conceito em No Meio do Caminho, obra autobiográfica que levou sete anos para ser escrita. O autor usou esse tempo para que lançamento casasse quando ele completasse 80 anos. O livro será lançado hoje, na livraria Sebinho (406 Norte), a partir das 19h. Na ocasião, o autor irá autografar os exemplares.

 Realismo

Eugênio é formado em teologia, filosofia e sociologia. Nasceu no Rio Grande do Sul, em 1934. Ele declara sua preferência por personagens que, quando interagem entre si, se revelam normais e reais. “São personagens observadores e detalhistas, que dizem o que sentem” revela Eugênio.

Colocando-se nesse frequente questionamento de existência, Eugênio trabalha com influências brasileiras modernistas, apesar de ter seu estilo próprio de escrita, que emprega seu ponto de vista e sua vivência. “Todo escritor sofre influência do que lê e do que vive. Escrevo sobre aquilo que vi, não invento personagens. Vejo como as pessoas olham, sorriem e o medo que elas têm de se comunicar” diz.

Uma leitura que promete ser instigante

No Meio do Caminho tem um propósito de instigar o leitor sobre a religião, mostrando a história do autor. O livro conta com a evolução das ideias de Eugênio, desde de sua infância até os dias atuais. Para ele, a transformação de caráter durante a infância tem um peso grande ao falar de seus primeiros dias.

No livro, o escritor alinha o crescimento do pensamento humano com a sua maneira de ver as coisas. “Por evolução humana estar meio do caminho, faço disso uma crítica aos ideais culturais que são injetados nas cabeça das pessoas”, comenta.

Apostando em uma trama não-linear, o autor acredita que o livro não será muito palpável para católicos praticantes. Eugênio faz esse mix de ideias filosóficas e sociológicas e apresenta um título capaz de instigar os leitores a cada página.

    Você também pode gostar

    Assine nossa newsletter e
    mantenha-se bem informado