Menu
Viva

A cor da música do Rio em Brasília

Arquivo Geral

27/03/2013 10h33

Um som cheio de marra e experimentações musicais regadas a muito suingue. Os cariocas do Melanina Carioca – formada por moradores da favela do Vidigal e crias do grupo teatral Nós do Morro – volta à capital neste sábado para mais uma apresentação, a partir das 22h, no Clube Ascade (Setor de Clubes Esportivos Sul). A abertura do evento fica por conta da banda Groovez. E o grupo brasiliense só de mulheres Saia Bamba sobe ao palco para encerrar a noite.

 

Jonathan Haagensen, um dos integrantes do Melanina, explica que Brasília marcou o grupo. “O público é quente. O projeto era novo quando tocamos na cidade, mas parece que a plateia já sabia do que se tratava. Foi uma noite incrível”, elogia.

 

Ainda desconhecida, a banda se apresentava na casa de shows carioca Melt, no Leblon, todas as quintas. Seu Jorge, que um dia estava passando pelo local, decidiu entrar para ver o que estava rolando. O músico subiu ao palco e caiu na festa. Após uma canja com Caetano Veloso, que também acabou “descobrindo” os garotos na casa noturna, ficou difícil não fazer sucesso.

 

Promessa

Haagensen recorda que Seu Jorge prometeu ao grupo convidá-los para tocar com ele um dia. O juramento foi cumprido em Brasília, no ano passado. “Foi muito bacana, tocamos para oito mil pessoas, nosso maior público”, rememora.

 

Com nove integrantes, a maioria do meio artístico, o desafio é adequar a agenda de shows aos compromissos de todos. “Temos maturidade para respeitar os projetos pessoais de cada um. Todos têm suas particularidades. Já aconteceu de vários participantes saírem direto das filmagens para tocar”, comenta o cantor, que também é compositor e já atuou em novelas e filmes.

 

Miscelânia sonora

O repertório do Melanina Carioca é composto de canções autorais e misturas inusitadas, como mesclar Caetano Veloso e Racionais MCs ou Rappin’ Hood. “A base é o nosso olhar perante a vida, trazemos originalidade em nossa linguagem. Nós começamos a agregar canções que gostamos ao nosso set e, a partir daí, surgiu uma verdadeira miscelânea musical”, conta Jonathan Haagensen.

 

Melanina.com

Além de tudo, o grupo também tem um programa de entrevistas, o Melanina.com, onde eles convidam músicos para um descontraído bate-papo. O primeiro convidado foi Caetano Veloso. “A ideia é saber mais sobre os artistas. Queremos discutir o universo da música”, explica.

 

Para o futuro, a banda planeja a gravação do primeiro disco – a intenção é de que esteja nas lojas no verão de 2014. Após esta etapa, a ideia do Melanina é gravar um DVD e transformar o Melanina.com em um programa de televisão.

    Você também pode gostar

    Assine nossa newsletter e
    mantenha-se bem informado