Menu
Viva

A Banda Squema Seis comemora o sucesso de saber animar os brasilienses

Arquivo Geral

30/12/2012 16h39

Da Redação

cultura@jornaldebrasilia.com.br


Quando se pensa em banda de baile, um dos primeiros nomes que surgem na mente é o Squema Seis. Também pudera, há 28 anos o grupo vem atuando no mercado de shows, casamentos e demais eventos. Um deles é o aguardado Réveillon do Iate Clube. “A gente está preparado para fazer de tudo: de marchinhas de Carnaval até rock”, antecipa o vocalista Maurício Tuchal. “Também atenderemos aos anseios da velha guarda, com muito samba”, garante. 

Nos últimos cinco anos, o conjunto é administrado por ele e pelo baterista Onivaldo de Oz, os dois únicos integrantes da primeira formação. “O grupo é remanescente de uma banda chamada Tom Maior. A sociedade acabou e fomos convidados a encontrar um novo nome e seguir com a nova banda”, lembra Tuchal.

 

Requisitados por quem gosta de dançar, os músicos comemoram o sucesso. “Tocamos, no mínimo, de seis a oitos festas por mês”, conta Tuchal. Ele revela que já tem programação para o Carnaval e para março, que é um mês de formaturas, a agenda estará repleta de apresentações. O repertório é variado, com canções que vão dos clássicos dos anos 50 até sucessos contemporâneos de gêneros como hip-hop, pop nacional e internacional forró, country e até axé music. “Nos últimos tempos as pessoas têm pedido muito sertanejo universitário, e procuramos nos dedicar um pouco mais a este estilo”, comenta o cantor.

 

Ele acredita que o mercado está cada vez mais difícil, mas não esconde a fórmula para deixar o grupo ativo na noite brasiliense. “Vamos nos mantendo sempre fazendo o melhor”, revela Tuchal, que abriu shows de artistas como Chitãozinho & Xororó, Leonardo, Elba Ramalho e Daniela Mercury. Com tantas apresentações memoráveis, ele destaca uma: “Um show que marcou muito a banda foi em um dos aniversários de Brasília. Fizemos abertura para Gal Costa e Mel da Terra. Tocamos para mais de 100 mil pessoas”, recorda.

 

Gravação de um DVD para 2013

 

Com experiência em várias vertentes musicais, o Squema Seis já lançou dois CDs. O primeiro foi gravado na Continental/Warner, em São Paulo. Já o segundo foi no próprio estúdio do grupo.  É lá que o conjunto faz ensaios, produções, jingles, trilhas, vinhetas e gravações de outros artistas.

Para 2013, eles planejam brindar a tradição da banda com um novo lançamento. “Vamos fazer o primeiro DVD do Squema, que terá o nome de Squema Seis – 30 Anos de Estrada”, adianta Maurício. O local para gravação ainda não foi definido, mas ele já tem ideia do que será gravado: “Regravaremos algumas coisas dos nossos dois discos e vamos colocar algumas músicas inéditas”.

 

Saiba Mais

 

O Squema Seis tocou em festas das quais participaram artistas como Jorge Aragão, Renato e Seus Blue Caps , Falamansa, Lulu Santos, Emilio Santiago, Frank aguiar, Zizi Possi, entre outros.

Os sócios, membros e representantes comerciais da banda foram agraciados pela Câmara Legislativa do Distrito Federal com a outorga do título de Cidadão Honorário e Benemérito de Brasília.

    Você também pode gostar

    Assine nossa newsletter e
    mantenha-se bem informado