Amantes da história da arte, em especial da pintura barroca, poderão se inscrever no curso Humanidades: A Arte de Velázquez, o pintor dos pintores. As aulas serão ministradas no Instituto Cervantes por Eduardo Carreira, que é doutor em Belas Artes pela Universidade de Barcelona.
Durante quatro dias de encontro, os participantes terão a oportunidade de conhecer os aspectos históricos, iconográficos e técnicos que tornaram a obra de Velázquez uma das mais importantes da história.
Todos os detalhes dos encontros serão publicados em um blog, que terá por finalidade veicular textos e informações complementares e fomentar a integração entre os participantes. “Faremos uma incursão saborosa pela obra de um pintor fundamental para a história da arte”, exalta Carreira.
O curso Humanidades é uma tetralogia que começou com Francisco de Goya, dando sequência com Salvador Dalí, Diego Velázquez e que fechará com Pablo Picasso. Ao final de cada um, o aluno recebe o certificado de realização. Não é necessária qualquer formação especial para inscrever-se.
Sobre o professor
Eduardo Carreira é pintor, bacharel em História Universidade de Brasília e doutor em Belas Artes pela Universidade de Barcelona (Espanha). Realizou exposições e performances no Brasil e no exterior, sendo agraciado por prêmios nacionais e internacionais. Publicou os livros Estudos da Iconografia Medieval (Editora da UnB, 1997), Os Escritos de arte de Leonardo da Vinci (Editora da UnB, 2000), e Introdução à Arte Moderna e Contemporânea (ACASA, 2010), dentre outros.
Programa
Aula 1: O que chamamos de barroco?
Aula 2: A pintura espanhola no século 17
Aulas 3: A vida e a carreira artística de Velázquez
Aula 4: Análise e comentário das principais obras de Velázquez
Serviço
Curso A Arte de Velázquez, o pintor dos pintores
Dias 6, 8, 13 e 15 de abril
Horário: das 19h às 21h
Inscrição: R$ 160,00 por curso (em cheque ou cartão)
Local: Espaço Cultural Instituto Cervantes (Seps 707/907 – Lote D – Asa Sul)