
Brasília vai receber, de 22 de maio a 29 de julho, a maior exposição já realizada no país sobre a Índia, um dos principais destinos místicos do mundo que reflete suas tradições por meio de cores vibrantes, uma culinária forte, líderes atuantes, rotas comerciais históricas, vastos impérios e uma população que ultrapassou 1 bilhão de habitantes (a segunda maior do planeta) divididos em aproximadamente 200 etnias e 23 línguas oficiais.
Os números atestam o porte dessa mostra, que já recebeu mais 1 milhão de visitantes no Rio de Janeiro e São Paulo, por onde já passou. O curador Pieter Tjabbes, um holândes radicado há 20 anos no Brasil, afirma ter priorizado a diversidade cultural na organização cenográfica. “Cada sala tem um caráter distinto, uma decoração exclusiva, um jeito diferente de fazer o espectador apreciar as atrações”, revela Tjabbes, que garimpou as obras que compõem a mostra. A exposição Índia! acontece no Centro Cultural Banco do Brasil Brasília, é aberta ao público e gratuita.
No total, foram reunidas 350 peças, entre objetos sacros, estátuas, vestimentas, máscaras, pinturas e fotografias que representam vários aspectos da cultura indiana. Ao chegar, o público inicia a viagem pela Índia assistindo a um vídeo de sete minutos que o prepara para mergulhar na história milenar desse país, parceiro do Brasil no BRICs.
No amplo espaço do CCBB será montado um yantra (altar) com a imagem de Ganesh, a mais conhecida e venerada representação de Deus no hinduísmo, simbolizada por uma divindade de quatro braços, barriga grande e a cabeça de um elefante com uma presa só. Será possível, também, observar um tuk-tuk, triciclo motorizado usado como táxi, e até figurinos produzidos para a novela “Caminho das Índias”, exibida pela TV Globo em 2009, que ajudou a difundir ainda mais a cultura indiana, país também colonizado por portugueses.