Elaine Siqueira
elaine.siqueira@jornaldebrasilia.com.br
Em comemoração ao Dia Mundial da Fotografia, em 19 de agosto, foi dada a largada para a 3ª edição do Mês da Fotografia, que este ano chega trazendo o tema O Centro-Oeste: o Homem, a Cultura e o Meio. As atividades começam a partir de amanhã e vão até o dia 31 de agosto.
Os números surpreendem quando se fala de público. Em 2010 foram 40 mil visitantes, enquanto em 2011 a programação atraiu 80 mil pessoas. Este ano espera-se o dobro do público. Serão 177 artistas com 393 fotografias expostas simultaneamente nas unidades do Museu Nacional do Conjunto Cultural da República (Esplanada dos Ministérios), estações do Metrô Rodoviária e Praça do Relógio (Taguatinga), Rodoviária do Plano Piloto, Conic, unidades do Sesc Ceilândia, Gama e Setor Comercial Sul (504 e 913 Sul).
Na mostra, os visitantes poderão alcançar a sensibilidade da imagem registrada diante do olhar do fotógrafo, assim como haverá a possibilidade da formação de novos públicos para as artes visuais e também para a fotografia. Além das exposições, estão previstas oficinas, palestras, workshops e encontros com autores.
“Queremos, com o evento, valorizar a arte fotográfica e mostrar para a população uma nova forma de olhar e refletir sobre temas do cotidiano”, revela o presidente do Sesc-DF, Adelmir Santana, na coletiva de imprensa sobre o lançamento do evento. O tema escolhido este ano foi definido a partir da necessidade de apresentar a produção fotográfica da região, além de proporcionar o encontro de fotógrafos e propor, por meio da fotografia, a reflexão sobre as questões humanas e ambientais que envolvem a Região Centro-Oeste.
Eraldo Peres, diretor executivo do projeto, acredita que a programação seja intensa, pois a comemoração está presente entre as principais mostras e trabalhos da região. “Acreditamos que a edição traga incentivos e possibilite as pessoas de participarem do movimento pela arte. Afinal, serão 1.132 m² com obras e 104 horas de discussão sobre fotografia”, contabiliza Eraldo.
Além disso, o evento conta com 11 exposições fotográficas. Serão ministradas cinco palestras, nove encontros com autores, cinco workshops, sete oficinas lúdicas, três saídas fotográficas e um encontro com fotógrafos do Centro-Oeste.
Entre as novidades desta edição está a parceria do Sesc-DF com escolas. A ideia propõe visitas monitoradas para que alunos acompanhem oficinas e palestras nas localidades onde a presença de centros culturais ainda é escassa.
Alguns destaques da edição são a exposição coletiva O Centro-Oeste: o Homem, a Cultura e o Meio (em cartaz a partir de amanhã no Museu Nacional do Conjunto Cultural da República); a mostra Seres em Movimento em Águas Pantaneiras, de Palê Zuppani e Du Zuppani (SP) e a exposição com fotos gigantes Caubóis do Pantanal, de Izan Petterle (MT), sobre fotografia e cultura indígena.
Confira a programação:
Exposição Fotográfica Coletiva dos Fotógrafos do Centro-Oeste – O Homem, a Cultura e o Meio – De 1º a 30 de agosto. Na Galeria Térreo do Museu Nacional do Conjunto Cultural da República.
Exposições Fotográficas nas Unidades do Sesc – De 1 a 30 de agosto. Fotojornalismo com Caráter – No Sesc da 504 Sul.
Confira a programação completa no site mesdafotografia.blogspot.com