Menu
Viva

14 BIS comemora 30 anos de carreira om apresentação no Teatro da Unip

Arquivo Geral

10/12/2012 13h56

Foto: Lucas Bori

14 BIS, primeira banda de rock mineira, várias vezes premiada em sua carreira e que já vendeu mais de quatro milhões de discos, prepara-se para lançar novo DVD, desta vez contando com Flávio Venturini, de volta à banda e trazendo na bagagem composições inéditas, especialmente para comemorar o novo.

 

Com sonoridade original e inconfundível, o 14 BIS mistura a música mineira do Clube da Esquina à música erudita, pop-rock-progressivo, entre outras, com estilo próprio e impossivelmente rotulável, num som repleto de harmonias e ritmos variados, marcados pelos belíssimos vocais, sempre bem elaborados.

 

O 14 BIS surgiu no final dos anos setenta, fundado por Flávio Venturini e Vermelho, integrantes do legendário “Clube da Esquina”, movimento musical mineiro que mudou rumos da Música Popular Brasileira, juntamente com Sérgio Magrão, Hely Rodrigues e Cláudio Venturini. 

 

Criado por músicos tarimbados que já se conheciam e alimentavam a ideia de ter uma banda nos moldes daquelas internacionais que tanto os influenciaram: Beatles, Rolling Stones, Yes, Deep Purple, Led Zeppelin, Pink Floyd, entre outras. Mas esta influência não se resume à música criada fora do Brasil, pois o “Clube da Esquina” foi para todos do 14 BIS, a prova de que poderia ser criada uma nova Música Brasileira, original, popular e ao mesmo tempo, sofisticada. Diante desse caldeirão musical é que os integrantes do 14 BIS sonhavam gravar suas canções e atingir o sucesso.

 

Enquanto isso não era possível, trabalhavam cada um junto a outro grupo ou artista diferente, buscando amadurecimento musical e profissional: O tecladista Flávio Venturini e o contrabaixista Sérgio Magrão na banda “O Terço”, uma das mais importantes do cenário Rock Brasil de todos os tempos, o baterista Hely Rodrigues e o tecladista Vermelho, no “Bendegó”, banda que também acompanhava Caetano Veloso, o guitarrista Cláudio Venturini tocava com Lô Borges. Naqueles anos, o Brasil estava num processo de redemocratização, um país onde a formação de uma banda era vista com desconfiança pelas gravadoras.

 

Hoje em dia o 14 BIS é forte referência da música brasileira e, a exemplo daquelas bandas estrangeiras que o influenciaram, tornou-se, também, uma referência musical e profissional de novos talentos, conquistando o reconhecimento e o respeito de artistas já consagrados, passando a ser gravado por várias personalidades: Renato Russo, Guilherme Arantes, Beto Guedes, Lô Borges, Roupa Nova, Boca Livre, Samuel Rosa (Skank), Rogério Flausino (Jota Quest), Fernanda Takai, Bruno Gouveia (Biquíni Cavadão), Frejat (Barão Vermelho), Ney Matogrosso, Ed Motta, Gabriel O Pensador, entre tantos outros, como a dupla sertaneja César Menotti e Fabiano, sem falar do próprio Milton Nascimento, que ganhou de presente uma das mais consagradas gravações em sua voz: “Caçador de Mim” (1980).

 

Em 1979, com o aval de Milton Nascimento, então Produtor Artístico da banda, o 14 BIS foi contratado pela multinacional EMI-Odeon para gravar seu 1º disco: 14 Bis, que rapidamente galgou as paradas de sucesso com as músicas “Natural” e “Canção da América” (Unencounter), inédita e presenteada pelos compositores Milton Nascimento e Fernando Brant.

 

A partir daí, o grupo decolou para uma carreira brilhante e repleta de grandes sucessos: “Planeta Sonho”, “Nova Manhã”, “Caçador de Mim”, “Bola de Meia, Bola de Gude”, “Mesmo de Brincadeira”, “Espanhola”, “Natural”, “Linda Juventude”, “Uma Velha Canção Rock’n Roll”, “Todo Azul do Mar”, “Mais uma Vez”, entre muitas outras.

 

No final de 2006, o 1º DVD “14 Bis Ao Vivo”, com vários hits e participações especiais de nomes como: Flávio Venturini, Beto Guedes, Rogério Flausino e Marcus Vianna.

 

Planos para um breve futuro: Remix do CD “Outros Planos”, e a volta de Flávio Venturini para gravar um novo DVD com canções inéditas, compostas especialmente para comemorar os 30 anos do 14 Bis.

 

Serviço


14 BIS AO VIVO

Dias 14 e 15 às 21h30 no Teatro UNIP (913 Sul).

Degustação de Vinhos a partir das 20h00

Classificação Livre!

 

INGRESSOS – PONTOS DE VENDA:

www.ingressorapido.com.br

FNAC / Park Shopping (Guará)

Central de Ingressos / Brasília Shopping (Asa Norte)

Cool Cat / Alameda Shopping (Taguatinga Sul)

 

INGRESSOS – PREÇOS:

 

R$ 50,00 (Meia-Entrada)

Idoso, Estudante e Professor.

R$ 50,00 (Promocional)

Correio BrazilienseCartão FNAC

Doador de Sangue

Doador de 1 kg de alimento não perecível (exceto sal)

Informações: (61) 8514 4914 – 9688 9216 (Bruno Dutra)

    Você também pode gostar

    Assine nossa newsletter e
    mantenha-se bem informado