Menu
Futebol

Veja vídeos: seleção brasileira olímpica treina ao lado dos torcedores

Arquivo Geral

01/08/2016 17h42

Atualizada 02/08/2016 10h43

Assessoria CBF

Eric Zambon
[email protected]

As perguntas sobre o Brasil que vai estrear na quinta-feira, contra a África do Sul, no estádio Mané Garrincha, continuam sem resposta. Quem será o goleiro titular? No meio, a vaga será de Renato Augusto? O esquema será o 4-2-3-1, 4-1-3-2 ou 4-1-4-1?

No primeiro treino em Brasília, no Centro de Capacitação Física (Cecaf) do Corpo de Bombeiros, no Setor Policial Sul, o técnico Rogério Micale promoveu atividades de toque de bola e condicionamento físico, sem esboçar um possível time titular. Estrelas do time, Neymar, Gabriel Jesus e Marquinhos, além de Thiago Maia e Douglas Santos, fizeram apenas trabalho regenerativo.

A novidade foi a participação do goleiro Weverton, de 28 anos, que teve o primeiro contato com os outros 17 jogadores após ser convocado para a vaga de Fernando Prass, cortado por fratura no cotovelo. Ele e seu companheiro de posição, Uilson, de 22 anos, se aqueceram em separado dos demais e fizeram atividades em que podiam usar apenas os pés – o atributo é uma das exigências de Micale.

A versatilidade desejada pelo técnico se estende a todos os seus comandados, que estão acostumados a ocupar diferentes setores em campo. O zagueiro Marquinhos, por exemplo, por vezes joga como lateral-direito no PSG, da França. O também defensor Rodrigo Caio, do São Paulo, pode ser acionado no meio-campo. Os três homens de frente, Gabriel, Gabriel Jesus e Neymar, podem ser escalados em qualquer setor do ataque ou do meio-campo ofensivo. Renato Augusto tem experiência como volante, meia avançado e até atacante de referência.

A característica polivalente da maioria dos convocados aumenta a dúvida sobre quem começará jogando diante da África do Sul, que conta com um time veloz e de chegada pelas pontas. No último amistoso de preparação, contra o Japão, em Goiânia, Felipe Anderson foi titular e jogou bem, mas o brasiliense vem de uma temporada ruim junto à Lazio, da Itália. Com isso, a chance de Renato Augusto, prestigiado pela comisssão técnica, iniciar entre os 11 é grande.

A provável escalação para a estreia nos Jogos é: Weverton; Zeca, Rodrigo Caio, Marquinhos e Douglas Santos; Thiago Maia, Rafinha e Renato Augusto (Felipe Anderson); Gabriel, Gabriel Jesus e Neymar.

Festa

A primeira atividade da seleção em Brasília contou com a presença de cerca de 100 torcedores. Depois de tanto pedir, eles conseguiram acesso ao local de treinos e ganharam alguns mimos como autógrafos e fotos.

Curiosidade

  1. Fernando Prass será operado amanhã. Com uma fratura no cotovelo direito, o goleiro passou por novos exames médicos ontem, sob acompanhamento do Palmeiras, e definiu-se a cirurgia. Com tempo de recuperação esperado de quatro meses, o atleta não deve mais atuar nesta temporada.
  2. A lesão ocorreu durante os treinamentos da equipe comandada pelo técnico Rogério Micale, na Granja Comary. No sábado, a Seleção realizou um amistoso contra o Japão, em Goiânia e, apesar de poupado do confronto, o goleiro participou do trabalho de aquecimento no gramado, mas acabou sentindo novamente o problema e, horas depois, teve seu corte anunciado pela CBF.
  3. Desde que assumiu o comando da seleção brasileira, o técnico Tite deixou claro que uma de suas tarefas no cargo seria acompanhar o máximo possível de partidas no País e no exterior para observar possíveis convocados. Indo nesta linha de trabalho, a CBF anunciou ontem que o treinador irá viajar para os Estados Unidos e a Inglaterra para assistir a partidas de diversos gigantes europeus.
  4. Tite, o coordenador técnico Edu Gaspar e o preparador físico Fábio Mahseredjian embarcarão hoje para os Estados Unidos. Lá, vão acompanhar amanhã o duelo entre Bayern de Munique e Real Madrid, em New Jersey, em amistoso. Depois, o destino da comissão será a Inglaterra.

    Você também pode gostar

    Assine nossa newsletter e
    mantenha-se bem informado