Embalados por importantes vitórias, Colômbia e Uruguai se enfrentam nesta terça-feira, às 17h30 (de Brasília), no
Estádio Roberto Melendez, em Barranquilla, em confronto válido pela décima rodada das Eliminatórias Sul-Americanas para a Copa do Mundo de 2018, que será disputada na Rússia. A Celeste fez 3 a 0 na Venezuela e se manteve na liderança com 19 pontos, três a mais que os colombianos, que aparecem na quarta posição após baterem o Paraguai, fora de casa, por 1 a 0.
Satisfeito com o desempenho na última rodada, o argentino José Pekerman, comandante da Colômbia, pediu a seus jogadores que tentem manter a concentração durante os noventa minutos. O técnico ressaltou a força ofensiva da Celeste, que tem Cavani e Suárez no ataque.
“A maneira como nos comportamos contra o Paraguai deve servir de exemplo, pois foi muito importante. Não podemos cometer falhas contra o Uruguai, pois um minuto de descuido pode ser fatal com aquela força ofensiva deles. Portanto, teremos que ter noventa minutos de concentração”, disse o treinador.
Óscar Tabárez, comandante do Uruguai, também fez questão de ressaltar a qualidade do time adversário. Mesmo assim, o técnico não escondeu que o objetivo dos uruguaios é sair de Barranquilla com a vitória.
“A Colômbia é um time muito forte e perigoso, ainda mais jogando em casa. O Uruguai pretende vencer mesmo assim, porém, para que isso aconteça não podemos nos descuidar. Será um jogo de xadrez, onde o ganhador será aquele que encontrar melhor espaço de penetração”, avisou Tabárez.
Quanto as escalações, a Colômbia vai manter a base que enfrentou o Paraguai, até porque não pode contar mais uma vez com o meia James Rodríguez, que já deixou a delegação por conta de uma lesão na perna esquerda. Já o Uruguai terá apenas uma modificação em relação ao confronto com a Venezuela. O meia Nicolás Lodeiro, suspenso por acúmulo de cartões amarelos, fica de fora e cede seu posto a Gastón Ramírez.
Pelo regulamento, os quatro primeiros colocados ao fim das Eliminatórias estão assegurados na Copa do Mundo, enquanto que a seleção que terminar na quinta posição terá uma chance extra, na repescagem, quando vai enfrentar o campeão da Oceania em dois jogos, no melhor estilo mata-mata.
FICHA TÉCNICA
COLÔMBIA X URUGUAI
Local: Estádio Roberto Melendez, em Barranquilla (Colômbia)
Data: 11 de outubro de 2016 (Terça-feira)
Horário: 17h30(de Brasília)
Árbitro: Nestor Pitana (Argentina)
Assistentes: Hernan Maidana (Argentina) e Juan Belatti (Argentina)
COLÔMBIA: David Ospina, Santiago Arias, Yerry Mina, Óscar Murillo e Farid Díaz; Wilmar Barrios, Carlos Sánchez, Abel Aguilar, Juan Cuadrado e Luis Fernando Muriel; Carlos Bacca
Técnico: José Pekerman
URUGUAI: Fernando Muslera, Mathías Corujo, Sebastián Coates, Diego Godín e Gastón Silva; Carlos Sánchez, Egidio Arévalo Ríos, Christián Rodríguez e Gastón Ramírez; Luis Suárez e Edinson Cavani
Técnico: Óscar Tabárez