Menu
Torcida

Tóquio-2020 nega reunião sobre possível anulação dos Jogos Olímpicos

São “informações falsas”, afirmou o diretor-geral do comitê organizador, Toshiro Muto, referindo-se às especulações da imprensa japonesa

Redação Jornal de Brasília

12/01/2021 9h17

Os organizadores dos Jogos Olímpicos de Tóquio negaram que esteja marcada uma reunião para fevereiro sobre um eventual cancelamento deste evento esportivo previsto para julho deste ano.

As Olimpíadas seriam em 2020, mas foram adiadas pela pandemia da covid-19.

São “informações falsas”, afirmou o diretor-geral do comitê organizador, Toshiro Muto, referindo-se às especulações da imprensa japonesa.

Segundo os jornais locais, o Comitê Olímpico Internacional (COI) deve discutir em fevereiro se os Jogos Olímpicos serão realizados, ou não.

“Quando esse tipo de informação vem à tona, algumas pessoas podem ficar preocupadas”, afirmou Muto.

“Quero dizer que não pensamos assim de forma alguma e que essas matérias são falsas”, acrescentou.

Muto minimizou a pesquisa divulgada no domingo, que mostrou uma queda do apoio da opinião pública à celebração dos Jogos Olímpicos.

Na semana passada, o Japão declarou estado de emergência em Tóquio e em suas regiões limítrofes, devido ao aumento de casos de covid-19.

Isso reforça o ceticismo da opinião pública em relação aos Jogos.

Na pesquisa da agência de notícias Kyodo, 45% dos entrevistados se manifestaram a favor de um novo adiamento, e 35%, de seu cancelamento definitivo.

“O número de pessoas pedindo o adiamento dos Jogos aumentou muito, mas isso significa que essas pessoas continuam querendo que os Jogos sejam realizados”, disse Muto.

“É claro que, para que ocorram, devemos garantir que organizamos Jogos seguros com medidas contra o vírus”, frisou Muto.

O grande remador britânico Matthew Pinsent, tetracampeão olímpico, pediu na segunda-feira o adiamento dos Jogos Olímpicos de Verão para que os de Tóquio sejam em 2024; os de Paris, em 2028; e os de Los Angeles, em 2032.

© Agence France-Presse

    Você também pode gostar

    Assine nossa newsletter e
    mantenha-se bem informado