Jornal de Brasília

Informação e Opinião

Torcida

Tite evita entusiasmo com atuação de Raphinha contra Uruguai: ‘Vai oscilar’

O atleta do Leeds foi autor de dois gols e um dos destaques da partida. O treinador demonstrou serenidade também ao analisar a equipe

Brazil’s coach Tite gestures during the South American qualification football match against Uruguay for the FIFA World Cup Qatar 2022, in Arena Amazonia, Manaus, Brazil, on October 14, 2021. (Photo by NELSON ALMEIDA / AFP)

O técnico Tite evitou um entusiasmo maior com a atuação de Raphinha na vitória sobre o Uruguai, por 4 a 1, em Manaus, pelas Eliminatórias Sul-Americanas para a Copa do Mundo. O atleta do Leeds foi autor de dois gols e um dos destaques da partida.

“Continua com calma. É um processo. A gente tem discernimento, tem constatação da grande atuação sim. Mas senão daqui a pouco a gente acha que é o pico da montanha. Vai oscilar. É normal. É jovem. Fez grande jogo, mas tem que ter bom senso e serenidade nas avaliações”, disse o treinador, após a décima vitória da equipe, após 11 partidas disputadas.

O treinador demonstrou serenidade também ao analisar a atuação da equipe como um todo. “Foi grande jogo, teve solidez. Futebol é relação de conjunto, peso, contrapeso. Foi grande jogo sim. Serve como avaliação de um aberto, externo, com Paquetá, Neymar e Alex Sandro mais entrosados no setor esquerdo. Neymar com liberdade habitual no processo criativo. Às vezes o jogo permite. Fred saindo um pouco mais, para fazer pressão e recomposição. A gente vai reestruturando, criando solidez.”

A história de Raphinha no futebol começou ao tentar vingar na base do Grêmio. Ele se destacou nos juniores do Avaí e logo se transferiu para Portugal. Sua estreia profissional aconteceu no Vitória de Guimarães e depois para o Sporting, atestando o seu bom começo no exterior. Em seguida, o jogador mudou de país e ajudou o Rennes a terminar o Campeonato Francês em terceiro lugar. Em seguida, foi para o Leeds.

O Brasil volta a campo em novembro, quando vai enfrentar a Colômbia, na Neo Química Arena, em São Paulo, e a Argentina, em San Juan. Com 31 pontos, invicta, a seleção está praticamente classificada para o Mundial do Catar, em 2022.

Estadão Conteúdo

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE








Você pode gostar