Menu
Futebol

Tchecos empatam no fim e mantêm chances de classificação

Arquivo Geral

17/06/2016 19h54

REUTERS/Max Rossi Livepic

A Croácia tropeçou em sua segunda partida na Eurocopa, nesta sexta-feira (17). Enfrentando a República Tcheca, o time liderado por Modric foi superior durante todo o confronto, mas acabou vacilando nos acréscimos e cedendo o empate aos rivais por 2 x 2. Com o resultado, a seleção croata deixa a Espanha com boas condições de assumir a liderança do grupo isolada, mas para isso terá de vencer seu jogo contra a Turquia.

Agora, resta a Croácia apenas o duelo justamente contra os espanhóis, na última rodada da chave, para definir em qual posição o time deverá se classificar à fase eliminatória do torneio continental. Apontada como uma das prováveis surpresas nessa Eurocopa por conta do talento individual de seus jogadores, que figuram em grandes equipes da Europa, a seleção croata vem mostrando que deverá incomodar no torneio.

O primeiro tempo não contou com muita agitação de ambos os lados. Tanto os tchecos quanto os croatas levaram poucas emoções a quem presenciou o jogo na casa do Saint-Etienne. No entanto, a Croácia, apesar de sua ineficiência ofensiva, foi quem demonstrou um melhor trato com a bola nos pés. Com mais lucidez na troca de passes, o time ia em direção à meta de Petr Cech de maneira mais sólida.

Não era difícil notar a melhor qualidade dos croatas e foram eles que chegaram mais perto de abrir o marcador na etapa inicial. Aos 19 minutos Mandzukic aproveitou cruzamento da esquerda para cabecear em direção do gol, porém a bola acabou esbarrando em Cech, que havia saído do gol, e indo para a linha de fundo. No minuto seguinte mais uma vez o atacante da Juventus levou perigo aos tchecos, desta vez, com passe para Perisic, que não conseguiu empurrar a bola para o fundo das redes.

A superioridade dos croatas, enfim, surtiu efeito aos 37 minutos, quando Perisic conduziu a bola em direção ao gol, pedalou na frente do zagueiro e bateu cruzado sem chances para Petr Cech, que na jogada anterior havia salvado a equipe no chute de Rakitic. Antes do fim do primeiro tempo o zagueiro Vida ainda quase ampliou para sua seleção, porém a bola acabou indo em direção à linha de fundo.

No segundo tempo a Croácia manteve a tônica do final da etapa anterior e continuou pressionando os adversários. Não demorou muito para que a insistência da equipe desse resultado e aos 13 minutos, após falha da defesa checa, Rakitic saiu cara a cara com Cech, dando um tapa por cobertura e ampliando o marcador para sua seleção.

Apesar da superioridade croata, as alterações do técnico Pavel Vrba pareciam ter influenciado o jogo e, aos 30 minutos, o atacante Skoda, que entrou no lugar de Lafata, não desperdiçou ótimo cruzamento de Rosicky pela direita e cabeceou em direção às redes, contando ainda com a ajuda do goleiro Subasic antes de descontar para a República Tcheca.

Mesmo com o gol sofrido a Croácia continuou pressionando os rivais na reta final da partida, tentando buscar o terceiro gol e praticamente sacramentar a vitória nesta segunda rodada da Eurocopa. Mandzukic, Perisic e Rakitic eram os pilares de ataque da equipe e sempre quando se aproximavam conseguiam algum lance de perigo.

Entretanto, a República Tcheca recebeu uma oportunidade de ouro para se manter viva na competição quando o árbitro inglês Mark Clattenburg marcou pênalti após o zagueiro Vida tocar a mão na bola dentro da área. Na cobrança. Necid não titubeou e com chute forte estufou as redes rivais para empatar o duelo, aos 47 minutos do segundo tempo e seguir sonhando com a classificação para as oitavas de final.

REPÚBLICA TCHECA 2 X 2 CROÁCIA

Local: Estádio Geoffroy Guichard, em Saint-Etienne (França)

Árbitro: Mark Clattenburg (Inglaterra)

Assistentes: Simon Beck e Jake Collin (ambos da Inglaterra)

Cartão amarelo: Badelj e Vida (Croácia) e Sivok (República Tcheca)

Gols: Perisic, aos 37 minutos do 1º tempo, Rakitic, aos 13, Skoda, aos 30, e Necid, aos 47 minutos do 2º tempo

REPÚBLICA TCHECA: Petr Cech; Pavel Kaderabek, Roman Hubnik, Tomas Sivok e David Limbersky; Tomas Rosicky, Jaroslav Plasil (Necid), Ladislav Krejci, Jiri Skalak (Sural) e Vladimir Darida; David Lafata (Skoda). Técnico: Pavel Vrba

CROÁCIA: Danijel Subasic; Ivan Strinic (Vrsaljko), Vedran Corluka, Darijo Srna e Domagoj Vida; Ivan Perisic, Ivan Rakitic (Schildenfeld), Luka Modric (Kovacic), Milan Badelj e Marcelo Brozovic; Mario Mandzukic. Técnico: Ante Cacic

    Você também pode gostar

    Assine nossa newsletter e
    mantenha-se bem informado