
A seleção de futebol do Irã deixou uma carta escrita à mão no vestiário do estádio de Los Angeles, nos Estados Unidos, após o empate por 0 a 0 com a Bélgica, pela fase classificatória da Copa do Mundo 2026. O texto, em inglês, agradece à cidade e aos iranianos que apoiaram a equipe em solo estadunidense e faz um apelo para que prevaleçam a paz, o respeito e a amizade entre as nações.
A mensagem foi encontrada depois que a delegação já havia deixado o local. No texto, a equipe afirma que “da Pérsia antiga de milhares de anos atrás ao Irã civilizado de hoje, o espírito do Irã permanece vivo e inabalável” e diz ter ido a Los Angeles “com orgulho”, competido “com honra” e partido “com dignidade”.
A carta também cita a hospitalidade de Los Angeles e agradece aos iranianos que torceram pela seleção durante a passagem pela Califórnia. “Que a paz, o respeito e a amizade prevaleçam entre todas as nações”, conclui o texto.
Desde o início da competição, após cada partida disputada nos Estados Unidos, a seleção iraniana precisou retornar a Tijuana, no México, por causa das restrições impostas à permanência da delegação em território estadunidense. Inicialmente, os iranianos ficariam hospedados no Arizona, mas, dias antes do início do torneio, a mudança para Tijuana foi acertada. As três partidas do Irã na primeira fase ocorreram nos Estados Unidos.
Em meio ao impasse sobre os vistos da delegação iraniana, um funcionário do Departamento de Estado dos Estados Unidos confirmou à Reuters, a poucos dias do início do torneio, a emissão dos documentos de entrada no país, com concessão “aos atletas e à equipe de apoio necessária”. Na ocasião, o mesmo funcionário afirmou: “Não permitiremos que a seleção iraniana abuse desse sistema para levar terroristas para os EUA sob falsos pretextos”.