Menu
Torcida

Seleção brasileira de Softbol disputa pela primeira vez torneiro Sul-Americano

Arquivo Geral

25/04/2018 20h28

Atualizada 26/04/2018 14h43

Divulgação

Gabriel Lima
[email protected]

Durante a preparação para o Sul-Americano de Softbol, entre 1º e 10 de junho, a seleção brasileira da categoria desembarca na capital em 28 de abril e fica por aqui até o começo de maio. Esse será o terceiro torneio internacional do Brasil, cujo time foi formado há dois anos. Antes, os brasileiros jogaram na Argentina e buscaram a vaga no Pan-Americano na República Dominicana.

Geraldo Alves Junior, do time Nikkey-DF, é um dos 21 atletas pré-convocados para o campeonato continental deste ano e um dos responsáveis em trazer a seleção brasileira de softbol para Brasília. “Nós trabalhamos para trazer esse jogo para cá para poder divulgar e incentivar as próximas gerações que estão nascendo. Nós acreditamos que trazendo a seleção para cá, as pessoas se incentivem mais a praticar e a querer representar a seleção brasileira”, se entusiasmou.

A seleção nacional de Softbol ainda está no início, foi criada para uma competição em São Paulo, disputada em 2016, mas tem um potencial muito grande para crescer, na visão de Júnior. Ele utiliza o exemplo da seleção brasileira feminina, que também caminhou até chegar ao 12º lugar no Ranking Mundial da World Baseball Softball Confederation.

“O nível do Brasil ainda está longe dos países mais tradicionais, mas, em 3, 4 anos, se a gente continuar trabalhando em cima do esporte, eu acredito que possamos evoluir e fazer frente com eles”, explicou. Depois das duas primeiras viagens internacionais, a equipe masculina do Brasil entrou para o ranking mundial e ocupa, atualmente, a 30ª posição.

O Softbol também vem crescendo na capital. Hoje, o esporte conta com crianças de 12 e 13 anos e até pessoas com mais de 70. “Estamos muito felizes com esse início. Esperamos que tenha mais incentivo futuramente para poder promover mais o evento, poder aumentar mais o nosso nível”, projeta Junior.

O campeonato interno junta sete times na categoria adulta, além de vários outros times, que compõem a categoria veterano, super veterano e uma para atletas acima de setenta anos. “É um esporte que faz bem para o corpo e também para a alma, porque todo mundo brinca, todo mundo se diverte. Ao final dos jogos, vira um confraternização”, define. Ao todo, são mais de 200 praticantes, distribui?dos em 20 equipes do DF, que participam de torneios internos e nacional.

 

Saiba Mais

O Softbol e? uma modalidade esportiva criada em 1887, nos Estados Unidos, parecida com o beisebol. O esporte é praticado em gina?sios e lugares cobertos durante o inverno. O tamanho do campo e da bola, forma de arremesso e tempo de jogo são algumas regras especiais do esporte.

No DF, existem tre?s sedes com campos de softbol: no Clube Nipo de Brasilia,  a Associac?a?o Cultura e Esportiva Nipo-Brasileira de Vargem Bonita e no Associac?a?o Nipo Nikkey-Df, localizado no Riacho Fundo.

Durante a passagem pela capital, a seleção brasileira entrará em campo contra um selecionado de Brasília. O amistoso acontece no dia 29 de abril, às 10h30, na Associac?a?o Nipo Nikkey-DF, no Riacho fundo.

 

    Você também pode gostar

    Assine nossa newsletter e
    mantenha-se bem informado