Se o Campeonato Brasileiro tivesse terminado na última rodada, o Santos estaria classificado para a Libertadores de 2017, pois está na quarta colocação do torneio, com 48 pontos. Agora, após a CBF anunciar que enviará dois times a mais para a competição internacional no ano que vem, criando um G6 no Brasileirão já a partir deste ano, o clube ficou mais tranquilo para o restante da temporada.
No momento, o Peixe está sete pontos na frente do rival Corinthians, sétimo colocado. Por conta dessa distância, a diretoria entende que a vaga na Libertadores está encaminhada e já começa a fazer o planejamento para a disputa do torneio.
Além disso, a competição também será disputada durante praticamente toda a próxima temporada. Até 2016, a Libertadores acontecia apenas no primeiro semestre. Essa mudança no calendário faz o cúpula do alvinegro pensar em aumentar o elenco para 2017.
“Estava conversando com o presidente do Conselho, e comentei que teremos que fazer mudanças, em função da mudança do calendário. Não porque o Santos está classificado, porque não está. Temos que trabalhar com seriedade até o fim do ano para que tenhamos um elenco maior, um torneio para ser disputado durante todo o ano. Isso faz parte de um planejamento, conversei com Dorival, Dagoberto, e nós temos que, a partir dessa confirmação, rever o planejamento para 2017. Ter um planejamento mais amplo em função das mudanças”, afirmou o presidente Modesto Roma.
Ainda segundo o mandatário, a mudança na Libertadores foi boa para todos os clubes brasileiros. “Seis ou sete equipes disputando do Brasileirão a Libertadores é interessante. Disputar a Libertadores até novembro é interessante. E também é interessante se assemelhar ao modelo vitorioso da Champions League. Precisamos parar de olhar o próprio umbigo. Isso faz bem para o futebol brasileiro”, completou.
Atualmente, o elenco comandado por Dorival Júnior tem 35 jogadores. Se conquistar a vaga na Libertadores, o Peixe pretende contratar reforços experientes, como o zagueiro Alex, que passou pelo clube de 2002 a 2004. A diretoria também corre para fechar com o atacante Keno, que está no Santa Cruz. Além deles, outros nomes já estão em pauta, como Ibargüen e Guerra, do Atlético Nacional, e Vladimir Hernández, do Junior Barranquilla.