Menu
Futebol

Ricardo Gomes rescinde com o Bota e é o novo técnico do São Paulo

Arquivo Geral

12/08/2016 19h59

Vítor Silva/ SSPress/ Botafogo

O São Paulo já tem técnico novo. Ricardo Gomes se desligou do Botafogo no fim da tarde desta sexta-feira e deve ser anunciado oficialmente a qualquer momento. A pedido do treinador, o Tricolor vai aguardar o clube carioca se manifestar primeiro para, em seguida, confirmar o acerto. Neste domingo, as duas equipes se enfrentam no Morumbi, pela 20ª rodada do Campeonato Brasileiro. André Jardine se despedirá do comando do time são-paulino depois de levar o time à vitória contra o Santa Cruz, enquanto o Fogão terá de colocar um profissional interino à beira do campo, antes de ir ao mercado em busca de um substituto.

Após 12 dias da saída de Edgardo Bauza, que largou o São Paulo para assumir a seleção argentina, a diretoria do São Paulo conseguiu contratar um novo técnico para a sequência da temporada. A princípio, a ideia era ficar no máximo uma semana sob o comando de um interino, mas a dificuldade do mercado acabou frustrando os planos no Morumbi.

Apesar de ter apostado em profissionais estrangeiros nos últimos tempos, desta vez foi consenso entre a cúpula são-paulina de que o ideal era um técnico que conhecesse a casa e, principalmente, o futebol brasileiro. Foi quando o nome de Ricardo Gomes ganhou força. Abel Braga chegou a ser sondado, mas a pedida salarial alta logo encerrou as conversas.

O acordo com Ricardo Gomes foi rápido e simples. O maior problema foi o técnico se desligar do Botafogo. O Glorioso bateu o pé na questão do pagamento de uma multa rescisória para efetuar a liberação. Porém, a cláusula estava prevista apenas em um acordo verbal, que ainda não havia sido assinado pelas partes. Com isso, a equipe paulista se recusou a arcar com a despesa e deixou a situação nas mãos do treinador, que chegou a um consenso após uma reunião em General Severiano.

Essa será a segunda passagem de Ricardo Gomes no São Paulo. Em 2009, ele assumiu a vaga de Muricy Ramalho, que acabou demitido depois de ser eliminado pelo Cruzeiro na Copa Libertadores. Após isso, Ricardo Gomes tirou a equipe da briga contra o rebaixamento para encerrar o Campeonato Brasileiro na terceira colocação, brigando pelo título até a última rodada. A queda na Libertadores em 2010, para o Internacional, porém, encerrou seu ciclo no Tricolor à época. Ao todo, sob seu comando, o São Paulo venceu 38 jogos, empatou 15 e perdeu 20 vezes.

Em 2011, a frente do Vasco da Gama, Ricardo conquistou o título da Copa do Brasil, mas precisou deixar a profissão por quatro anos para se recuperar de um acidente vascular cerebral (AVC). Ano passado, o técnico retornou à ativa, levou a Série B pelo Botafogo e ficou com o vice-campeonato neste ano.

    Você também pode gostar

    Assine nossa newsletter e
    mantenha-se bem informado