Menu
Torcida

Rafaela Silva cai no doping e perde ouro do Pan de Lima

O teste foi feito no dia em que a atleta de 27 anos conquistou a medalha e apontou a presença da substância fenoterol, um ativo que tem efeito broncodilatador

Marcus Eduardo Pereira

25/09/2019 18h57

Da Redação
[email protected]

Segundo a Panam Sports, a entidade que organiza os Jogos Pan-Americanos, a judoca Rafaela Silva perdeu sua medalha de ouro conquistada na categoria -57kg no Pan de Lima, este ano.  A brasileira foi pega em um exame antidoping realizado no dia 9 de agosto.

O teste foi feito no dia em que a atleta de 27 anos conquistou a medalha e apontou a presença da substância fenoterol, um ativo que tem efeito broncodilatador e costuma ser usado em tratamento de doenças respiratórias, como a asma.

Além de Rafaela Silva, no documento divulgado pela Panam Sports Organisation há outros 14 casos, sendo que sete processos já foram concluídos. Um deles é do brasileiro Kacio Fonseca, pego com a substância LGD – 4033. Sua participação no Pan de Lima foi revogada, e o Brasil perdeu a medalha de bronze conquistada na disputa por equipes do ciclismo de pista.

Para a Federação Internacional de Judô (IJF), a análise positiva, cancela o resultado do Pan, assim como qualquer outro resultado conquistado após a data da retirada da amostra, a não ser que a Justiça demande o contrário.

Ainda não é possível precisar, contudo, se Rafa vai perder o bronze conquistado no Mundial de Judô de Tóquio, já que ela realizou outro exame antidoping no Japão que deu negativo.Será preciso aguardar o andamento do processo na IJF para saber se isso ocorrerá. 

    Você também pode gostar

    Assine nossa newsletter e
    mantenha-se bem informado