Menu
Torcida

Portugal e Espanha disputam uma das partidas mais esperadas da primeira fase do Mundial

Arquivo Geral

15/06/2018 7h00

Atualizada 14/06/2018 23h30

Fotos: Reutes

Quando o pênalti cobrado por Fàbregas entrou no gol, as câmeras focalizaram Cristiano Ronaldo. Não foi difícil fazer a leitura labial do atacante. “Injustiça”, ele disse, balançando a cabeça. A Espanha avançava para a final da Eurocopa de 2012 às custas de um seus mais fiéis fregueses: Portugal. Em oito partidas válidas por eliminatórias ou torneios oficiais na história do confronto, os portugueses só ganharam uma vez (na Euro de 2004).

Nesta sexta-feira (15), os vizinhos da península Ibérica fazem o primeiro clássico da Copa do Mundo na Rússia. A partida será às 15h, em Sochi. CR7, de 33 anos, tem possivelmente sua última chance de conquistar o único título relevante que lhe falta.

Considerada a freguesia de sua seleção para o adversário, o caos que se transformou a seleção espanhola caiu do céu. Na última quarta-feira, dois dias antes da partida, a Real Federação Espanhola demitiu o técnico Julen Lopetegui por ter acertado contrato, sem avisar os dirigentes, para ser técnico do Real Madrid após a Copa na Rússia.

O diretor de seleções Fernando Hierro foi escolhido para substituí-lo. O caso tumultuou o ambiente da equipe que é considerada uma das favoritas ao título. Portugal é uma das possíveis zebras, apesar de ter um atacante cinco vezes melhor do mundo. Mas foi assim em 2016 e ninguém se importou. Mesmo com seu astro machucado, Portugal foi campeã europeu e derrotou a anfitriã França.

“Seria loucura querer mudar qualquer coisa agora. Não tem porque fazer isso. O time é maduro, sabe o que fazer. Vamos manter o que vinha sendo feito”, disse Hierro.

Foi uma mudança de maré porque até o início da semana, era Portugal que aparentava nervosismo. Cristiano Ronaldo, na verdade. Duas vezes, em treinos da seleção em Kratovo, ele pediu para as pessoas que assistiam fazerem menos barulho. Em uma delas, a atividade era aberta a torcedores, especialmente crianças.

A busca pela paz e concentração total casa com a personalidade do artilheiro, mas não combina com o discurso que empregou antes da viagem à Rússia. Ele afirmou que a Copa não era prioridade porque não tinha mais sonhos na carreira.

Info/Baggi/JBr.

Pressão

Portugal ainda convive com a pressão de vencer em sua partida de estreia, o que não costuma acontecer. Desde 2002, quando voltou a disputar regularmente o torneio, só em 2006 (contra Angola) ganhou a primeira partida. Há quatro anos, no Brasil, levou 4 x 0 da Alemanha.

“Temos um enorme adversário, mas queremos acabar com a história de não vencer o primeiro jogo. Nosso time se preparou bem, tem jogadores experientes e temos condições de derrotar a Espanha amanhã (hoje)”, diz o técnico Fernando Santos.

Em duas campanhas de títulos da era de ouro da Espanha (de 2008 a 2012), a seleção passou por Portugal. Além da Eurocopa de 2012, venceu o time por 1 x 0 nas oitavas da Copa do Mundo de 2010.

Saiba Mais

Julen Lopetegui chegou ao Real Madrid com palavras firmes após a demissão da seleção espanhola dois dias antes da abertura da Copa. O novo técnico do atual tricampeão da Champions League se emocionou e chorou ao falar da despedida. Ao mesmo tempo, exaltou o novo clube. “Ontem foi o dia mais triste da minha vida desde a morte da minha mãe”, disse o técnico, que parou e chorou antes de complementar. “Mas hoje é o dia mais feliz da minha vida”.

A seleção portuguesa treinou ontem no estádio Olímpico de Sochi e CR7 mostrou estar animado para a estreia. O craque sorriu durante todo o tempo e brincou bastante com os companheiros.

    Você também pode gostar

    Assine nossa newsletter e
    mantenha-se bem informado