Menu
Torcida

Por medo do zika no Rio 2016, campeão olímpico congela esperma

Colaborador JBr

08/06/2016 13h07

Reuters / Paul Childs Livepic

O vírus da zika continua a assustar os atletas que estarão em disputa dos Jogos Olímpicos do Rio de Janeiro em agosto. Campeão olímpico do salto em distância, o britânico Greg Rutherford foi mais um a admitir o temor pela doença e inclusive decidiu congelar seu esperma antes de vir ao Brasil.

A preocupação de Rutherford e de sua esposa, Susie Verrill, devido a microcefalia que pode ser provocada em bebês no período da gestação é grande, o que os levaram a tomar tal medida. Além da transmissão pelo mosquito Aedes Aegypti, o contagio pode correr através de relação sexual.

Verill, inclusive, decidiu que não acompanhará o marido ao Brasil e assistirá Rutherford competir de longe, assim como fará o filho do casal.

“Não somos pessoas que nos preocupamos desnecessariamente, porém mais de 100 especialistas da medicina aconselharam a transferência dos Jogos para evitar a propagação da doença, o que se tornou um grande fator para que decidíssemos ficar. Além disso, decidimos congelar o esperma de Greg. Gostaríamos de ter mais filhos”, explicou.

Leonardo Picciani, ministro dos Esportes, rechaçou a possibilidade de que os Jogos Olímpicos fossem adiados ou transferidos a outro local, garantindo que o casos da doença estão em queda e poderão estar zerados até o mês do evento.

“As autoridades brasileiras estão tendo sucesso nessa luta, tivemos uma redução significativa de casos. Primeiro foram registrados 4.000 casos, em maio já havia baixado para 700 e esperamos que cheguem perto de zero em agosto”, indicou o ministro do governo interino de Michel Temer.

    Você também pode gostar

    Assine nossa newsletter e
    mantenha-se bem informado