Menu
Torcida

Pinheiros vence o Toféu José Finkel e Brasil fecha o grupo de 20 atletas para o Mundial

Arquivo Geral

29/08/2018 11h14

Foto reúne 18 dos 20 atletas que estarão no Mundial de piscina curta na China/Foto: Satiro Sodré/SSPress/CBDA

O Esporte Clube Pinheiros foi o campeão do Campeonato Brasileiro Absoluto de Natação – Troféu José Finkel. Após as últimas disputas nesta terça-feira (28), o tradicional clube paulistano sagrou-se vencedor da competição realizada em sua sede, em São Paulo, com 3.472 pontos. O Minas Tênis Clube ficou com a segunda colocação, com 2.382. Também nesta terça-feira, a Seleção Brasileira foi definida para o Mundial de piscina curta, que será realizado em dezembro, em Hangzhou, na China.

“Foi uma competição que nos surpreendeu. Não esperávamos que tantos índices fossem alcançados. Quando se compete em casa, existem outras preocupações, então demanda um pouco mais de atenção a outras coisas, mas estamos felizes com o título e com ter a maioria dos atletas na seleção”, disse o chefe de equipe do Pinheiros, Alberto Silva.

No feminino, os troféus de Índice Técnico e Atleta Eficiente foram para Larissa Oliveira. No masculino, Guilherme Guido ganhou o título de Índice Técnico, enquanto Caio Pumputis foi o atleta mais eficiente. “Foi uma competição com 11 atletas fazendo 17 índices, um resultado muito bom dentro da água. Podemos ver que os atletas estão fazendo o melhor que podem para levantar a natação do Brasil. Com certeza teremos uma seleção que pode repetir o que o nosso país já fez em outras edições de Mundiais”, afirmou o diretor-geral de esportes da CBDA, Renato Cordani.

Cesão

Um dos pontos altos do último dia de competições foi o campeão olímpico Cesar Cielo. Depois de conquistar o ouro nos 100m livre, venceu também a prova dos 50m livre, com índice para o Mundial de piscina curta da China. Cielo cravou 20s98 no que pode ter sido, segundo o próprio atleta, sua última prova no Brasil antes da aposentadoria. O índice era de 21s29. “Quem viu, viu. Quem não viu, vai ter que procurar no Youtube. Mas ainda tem o Mundial, tem bastante coisa pela frente”, disse Cielo, que tem 17 pódios em Mundiais, levando em conta os de piscina curta e longa.
Outro destaque na prova foi Matheus Santana, que está retomando a melhor forma e, depois do bronze nos 100m livre e nos 50m borboleta, ficou com a prata, cravou 21s29 e igualou o índice para o Mundial da China. “Representa mais uma volta por cima. Dedico a minha tia que faleceu há três meses. Ela sempre me incentivou e esteve do meu lado. Estou feliz de ter conseguido o índice. Agora é seguir treinando para o Mundial”, afirmou.

Já com índice para o Mundial, Caio Pumputis brilhou no período da manhã ao quebrar o recorde Sul-Americano dos 100m medley, com 51s83. Nas finais, o atleta de 19 anos voltou a nadar bem e não só garantiu o ouro nos 200m peito, como abaixou a marca continental dos 100m medley. “Já havia conseguido o índice nos 200m medley e hoje consegui nadar um pouco mais leve. Com certeza foi uma das minhas melhores competições no absoluto. É a renovação da natação brasileira aí”, falou.

Integrantes da Seleção Brasileira no Mundial de piscina curta da China

Atletas que conquistaram índice para o Mundial de Hangzhou.
Vinicius Lanza – Minas Tênis Clube – 100m, 200m medley e 200m borboleta
Caio Pumputis – Pinheiros – 100m, 200m medley e 200m peito
Luiz Altamir Lopes Melo – Pinheiros – 200m borboleta e 200m livre.
Etiene Medeiros – SESI/SP – 50m costas
Guilherme Guido – Pinheiros – 50m e 100m costas
Felipe Lima – Minas Tênis Clube– 50m peito
Larissa Oliveira – Pinheiros – 100m livre
Nicholas Santos – Unisanta – 50m borboleta
Breno Correia – Pinheiros – 200m livre
Cesar Cielo – Pinheiros – 50m livre
Matheus Santana – Pinheiros – 50m livre

Índice técnico

João Gomes Júnior – Pinheiros – 100m peito
Guilherme Basseto – Pinheiros – 100m costas
Manuella Lyrio – Pinheiros – 200m livre
Fernando Scheffer – Minas Tênis Clube – 400m livre
Daiene Dias – Flamengo – 100m borboleta
Guilherme Costa – Pinheiros – 1500m livre
Marcelo Chierighini – Pinheiros – 100m livre
Leonardo Santos – Pinheiros – 400m medley
Brandonn Almeida – Corinthians – 400m medley

Fonte: Confederação Brasileira de Desportos Aquáticos

    Você também pode gostar

    Assine nossa newsletter e
    mantenha-se bem informado