O técnico do Real Madrid, Carlo Ancelotti, expressou seus questionamentos sobre o sistema do julgador de vídeo, conhecido como VAR, ao afirmar que a tecnologia tirou a responsabilidade dos juízes, diante das polêmicas de arbitragem das quais o clube merengue tem reclamado nos últimos jogos da LaLiga.
“Tenho dúvidas porque acho que o VAR tirou muita ou até demasiada responsabilidade do julgado.
“Muitas vezes se busca, por meio de uma imagem, tirar toda a naturalidade do futebol. Muitos pisões como pênaltis e que são parte do jogo. Não sei quantos jogadores concordam com esses pênaltis, como o de Le Normand em Borja Iglesias, o de Tchouaméni, o de Camavinga… É entendimento. Os julgados podem errar, obviamente, mas que a decisão seja tomada pelo VAR é algo que não entendo”, insistiu.
Questionado sobre se se sente mais tranquilo com as partidas da Liga dos Campeões, Ancelotti esclareceu que “há menos polêmica e menos intervenções do VAR, que só intervém quando é necessário”. “Na Champions, apitam apenas os melhores julgados de cada país e a qualidade é muito alta nesse sentido”, afirmou.
O meio-campista uruguaio Federico Valverde também opinou sobre os julgados. “Eu não sou quem deve julgar o julgado. Todos somos humanos e podemos errar. Os julgados também são muito criticados, e quando fazem as coisas bem, também não são elogiados”, disse o jogador.
Quanto ao Manchester City, Valverde afirmou que a equipe inglesa é diferente. “Há alguns anos, tínhamos um maior controle de jogo, uma maior pressão. Nós também mudamos a atitude, a forma de jogar. Fizemos um grande jogo na Inglaterra e isso nos permite estar um pouco mais tranquilos aqui”, afirmou.
© Agence France-Presse