Menu
Torcida

NBB: trio brilha e Brasília vence Pinheiros

A vitória veio com show do trio Paulo, Cooper e Alaekwe, que fizeram 25, 22 e 21 pontos respectivamente.

Redação Jornal de Brasília

23/10/2023 23h26

Atualizada 24/10/2023 5h28

Por Henrique Sucena e Caio Aquino
Agência de Notícias do CEUB/Jornal de Brasília

O Brasília Basquete conquistou sua primeira vitória na edição 2023/24 do NBB ao vencer o Pinheiros por 94-76 na noite desta segunda-feira (23) no Ginásio Nilson Nelson, em Brasília.

A vitória veio com show do trio Paulo, Cooper e Alaekwe, que fizeram 25, 22 e 21 pontos respectivamente.

No lado paulista o cestinha foi o armador Adyel, que fez 26 pontos para tentar evitar a derrota. Com a vitória, os brasilienses se colocam momentaneamente na quarta colocação, ainda cedo no torneio.

Um dos grandes destaques do time, o texano Christian Alaekwe fez mais um bom jogo e chegou a 17.5 pontos por partida no NBB.

O ala diz acreditar que pode demorar para a equipe alcançar o entrosamento buscado, mas que o trabalho vem sendo bem executado.

“Nós estamos dando um passo de cada vez, aprendendo de um para o outro. Esta é uma nova equipe, então a nossa química vai levar tempo. Mas eu acho que hoje a gente veio com o certo foco e a gente conseguiu executar o nosso offensivo e contê-los na defesa. Então, nós fizemos um bom trabalho.” – disse o ala.


Das mãos do trio

O jogo começou pegado, assim como a estreia da equipe contra o Corinthians no final de semana. O primeiro quarto na capital terminou com empate em 25×25.

Com as equipes trocando turnos na liderança desde o primeiro minuto. Para os brasilienses valeu o peso das bolas de 3 pontos, com a equipe de Dedé Barbosa acertando 4 em 8 tentativas para marcar quase metade de seus pontos no período, com destaque para Paulo que acertou 3 das primeiras 4 bolas de 3 pontos do time.

O segundo quarto começou no mesmo cenário do primeiro, com as equipes trocando ataques e mantendo igualdade no placar. Isso até os 3 minutos finais.

Foi quando o Pinheiros passou a cometer seguidos erros ofensivos e o Brasília não deixou passar barato do outro lado, abrindo vantagem para chegar ao intervalo vencendo por 49-42 comandados por boas atuacoes dos gringos da equipe, com Cooper anotando 9 pontos e Alaekwe 7 na segunda parte do jogo.

20 pontos de vantagem

No terceiro quarto os donos da casa encaixaram de vez seu jogo e abriram 20 pontos de vantagem sobre os visitantes, maior número do jogo até o momento.

O bom momento veio principalmente das mãos do norte-americano Christian Alaekwe, que marcou 9 dos 24 pontos brasilienses no período, quase o mesmo que os 11 marcados pelo Pinheiros.

Além disso, o baixo aproveitamento dos paulistas, com apenas 29.7% foi crucial para que o Brasília disparasse.

Com o triunfo encaminhado, o Brasília manteve bom ritmo no último período apesar de o Pinheiros tentar reagir. Os mandantes administraram a vantagem para abafar a melhora dos paulistas no jogo para garantir sua primeira vitória no campeonato, pelo placar de 94-76.

Os heróis do time vencedor foram o trio Paulo Lourenco, Thomas Cooper e Christian Alaekwe, que passaram o jogo alternando o título de cestinha brasiliense e somaram 68 dos pontos da equipe.

Thomas Cooper tem 18.5 pontos por jogo no NBB; Foto: Matheus Maranhão


Próximos jogos

As duas equipes agora tem um tempo de descanso para se preparar para a sequência do campeonato. O Brasília volta às quadras apenas no dia 3 de Novembro, quando vai a Pato Branco-PR enfrentar o Pato Basquete fora de casa antes de voltar para casa para confrontos contra União Corinthians e Caxias do Sul.

O Pinheiros enquanto isso joga apenas no dia 9 em clássico da capital paulista contra o Paulistano e tem pela frente 4 duelos consecutivos contra companheiros de estado.

Supervisão de Luiz Claudio Ferreira

    Você também pode gostar

    Assine nossa newsletter e
    mantenha-se bem informado