Menu
Torcida

Nadal sofre, mas bate argentino e faz semi em Montecarlo; Djokovic é surpreendido

Lindauro Gomes

19/04/2019 17h17

Soberano em Montecarlo, o espanhol Rafael Nadal teve de suar muito nesta sexta-feira para se classificar às semifinais do Masters 1000 monegasco jogado no saibro. Em um dos seus jogos mais difíceis dos últimos anos na competição, o atual vice-líder do ranking mundial sofreu, mas superou o argentino Guido Pella.

O espanhol, que não perdia mais de cinco games em uma partida em Mônaco desde 2017, vai disputar a semifinal do campeonato pela 14ª vez e busca seu quarto troféu consecutivo.

O adversário do número 2 do mundo será o italiano Fabio Fognini, 18º do ranking da ATP, que derrotou o croata Borna Coric de virada por 2 sets a 1, com parciais de 1/6, 6/3 e 6/2.

Maior vencedor de Montecarlo, com 11 títulos, Nadal teve dificuldades para aumentar para 71 o seu número de vitórias nesta competição, na qual acumula também 18º triunfos consecutivos. Ele sofreu sobretudo no primeiro set, em que teve de jogar um tie-break. Antes deste jogo, ele havia perdido apenas nove games nos últimos sets jogados contra Pella, 35 do mundo. Agredido, Nadal reagiu nos momentos mais difíceis e mostrou força ao converter sete dos 13 break points que teve na partida.

Campeão do Brasil Open neste ano, Pella teve chances preciosas de vencer a primeira parcial, mas vacilou e vacilar contra um dos melhores tenistas do mundo custa caro. Agressivo, o argentino encurralou Nadal no começo e chegou a abrir 4/1.

Além disso, Pella teve a chance de fechar o set quando liderava o placar por 6/5 com o saque a seu favor, mas sucumbiu diante do espanhol, que virou o placar e definiu a parcial no tie-break, fazendo 7/1.

O segundo set foi bem diferente, de modo que Nadal dominou do início ao fim e chegou a abrir 5/1 diante de um rival mais cansado, que até ofereceu alguma resistência, mas só foi suficiente para adiar o fechamento do set, definido em 6/3 pelo espanhol e, consequentemente, do jogo.

DJOKOVIC DÁ ADEUS – Novak Djokovic está fora da briga pelo tricampeonato no Masters 1000 de Montecarlo. O sérvio, líder do ranking mundial, teve atuação apática e foi surpreendido pelo russo Daniil Medvedev, que avançou às semifinais com a vitória por 2 sets a 1, com parciais de 6/3, 4/6 e 6/2.

O triunfo de Medvedev é repleto de ineditismos. É a primeira vez que o jovem russo de 23 anos, número 14 do ranking da ATP, chega à semifinal de um torneio Masters 1000, também o primeiro triunfo sobre Djokovic em quatro confrontos e a primeira vitória sobre um tenista número 1 do mundo – o adversário mais bem colocado do ranking que ele havia derrotado era o suíço Stan Wawrinka, então terceiro do mundo quando foi superado na rodada inicial de Wimbledon, em 2017.

O russo mostrou problemas nas idas às redes, mas se garantiu no fundo da quadra, onde esteve firme e encarou Djokovic de frente, soltando o braço em muitas ocasiões. Com coragem e equilíbrio, Medvedev acertou dois winners a mais que o sérvio (25 a 23) no jogo e viu foi beneficiado pelos 47 erros não forçados do sérvio

Muito lento e, por vezes, apático e aparentemente desanimado, Djokovic não lembrou, nem de longe, os seus melhores momentos. Só no primeiro set, o bicampeão de Montecarlo cometeu 21 erros não forçados e permitiu que o rival, arrojado, aproveitasse dois dos cinco break points que teve e fechasse a parcial em 6 a 3. No set seguinte, mais vibrante, Djokovic mudou de postura e de estratégia. Passou a variar seu jogo, apostando nas bolas curtas e nas subidas à rede. Deu certo, já que minou a confiança do russo e venceu por 6 a 4.

No entanto, o sérvio não manteve o ritmo no set derradeiro e a sua inconstância custou caro. Inteligente, Medvedev foi ainda mais superior na parcial final, tanto que quebrou o saque do rival no quarto game, chegou abrir 5 a 1 e, apesar de ter seu saque quebrado uma vez no final, não se abateu, aproveitou os incomuns erros consecutivos de Djokovic e fechou o set em 6 a 2 para definir a vitória.

MAIS UM SÉRVIO NO CAMINHO – Daniil Medvedev enfrentará nas semifinais outro rival da Sérvia: Dusan Lajovic. Mais cedo, o tenista número 48 do mundo alcançou o melhor resultado de sua carreira ao vencer o italiano Lorenzo Sonego por 2 sets a 0, com parciais de 6/3 e 7/5, para ir às semifinais.

Lajovic, que ainda não perdeu sets na competição, tinha como resultado mais expressivo, até então, a passagem às quartas de final do Masters 1000 de Madri no ano passado. Para despachar o italiano, o tenista de 28 anos foi mais consistente e aproveitou três dos quatro break points que teve na partida.

    Você também pode gostar

    Assine nossa newsletter e
    mantenha-se bem informado