Foi sofrido, mas o atual campeão olímpico, o britânico Andy Murray, avançou às quartas de final de simples das Olimpíadas do Rio de Janeiro. O vice-líder do ranking mundial eliminou o italiano Fabio Fognini, 40º da ATP, por 2 sets a 1, com parciais de 6/1, 2/6 e 6/3, após mais de duas horas de jogo.
No primeiro set, Murray não teve dificuldades. Com um jogo forte, o britânico quebrou os dois primeiros serviços de Fognini, abrindo 5 a 0. Tentando confirmar seu primeiro game de saque, o italiano foi obrigado a salvar três set points do adversário, antes de vencer seu primeiro game na partida. Na sequência, Andy sacou para fechar e, sem maiores problemas, marcou 6/1.
A história mudou completamente na segunda parcial. Apesar de Murray ter conseguido a quebra de serviço no terceiro game, Fognini reagiu e foi dominante. O italiano aplicou três breaks, se aproveitou da caída de ritmo do rival e marcou 6/2, empatando o confronto.
No set decisivo, Fabio começou mostrando a força da parcial anterior, jogando forte e se aproveitando dos erros do britânico. Com isso, Fognini quebrou o serviço de Murray e abriu 3 a 0. Porém, o atual campeão olímpico não estava disposto a abandonar a disputa pela defesa do título facilmente.
O vice-líder do ranking mundial devolveu o break e ainda aplicou outros dois. Aproveitando-se de um adversário visivelmente abalado, Murray apenas administrou a vantagem e confirmou a vitória. Na próxima fase, Andy enfrenta o norte-americano Steve Johnson (22º), que atropelou Evgeny Donskoy (84º) com um duplo 6/1.
No feminino, três semifinalistas são definidas
Pela chave feminina de simples das Olimpíadas, a norte-americana Madison Keys, nona melhor da atualidade, derrotou a russa Daria Kasatkina, 27ª da WTA, por 2 sets a 0, com parciais de 6/3 e 6/1. Na semifinal, Keys enfrenta a vencedora do confronto entre Angelique Kerber, vice-líder do ranking, e a britânica Johanna Konta, 13ª do mundo.
Pelo outro lado da chave, a tcheca Petra Kvitova (14ª) atropelou a ucraniana Elina Svitolina (20ª) por 6/2 e 6/0. Na semi, a tenista enfrenta Monica Puig (34ª), de Porto Rico, que venceu a alemã Laura Siegemund (32ª) com um duplo 6/1.