Menu
Futebol

México empata com a Venezuela e se classifica em primeiro

Arquivo Geral

14/06/2016 11h19

Troy Taormina-USA TODAY Sports

O México teve de atacar até os minutos finais do jogo desta segunda-feira para garantir a ponta do Grupo C da Copa América Centenário. A equipe saiu atrás no placar, mas empatou por 1 x 1 com a Venezuela, em Houston, e se classificou em primeiro lugar, com sete pontos. Os venezuelanos, com a mesma pontuação, ficaram em segundo por conta do saldo de gols. Apesar da liderança, o técnico Juan Carlos Osorio perdeu os 100% de aproveitamento que mantinha na seleção mexicana – ele havia ganhado os dez jogos disputados anteriormente.

Famoso por implementar um rodízio de jogadores nos times que dirige, Osorio preservou atletas importantes nesta rodada da Copa América e enviou a campo uma seleção alternativa. O zagueiro Rafael Márquez e a estrela Javer “Chicharito” Hernández foram dois nomes de destaque da equipe mexicana que iniciaram no banco de reservas por opção do treinador. Só Chicharito foi acionado pelo técnico, aos 22 minutos do segundo tempo.

Já a Venezuela, que havia decretado a eliminação do Uruguai, fez jogo duro e quase aprontou para cima de outro favorito ao título. A equipe comandada pelo ex-goleiro Rafael Dudamel chegou ao gol aos nove minutos do primeiro tempo, após o zagueiro José Velázquez superar o goleiro José Corona com um belo voleio. Mas, aos 34 da etapa complementar, Jesús Corona fez fila na defesa para deixar tudo igual.

Como ambos estão classificados, os times aguardarão a definição do Grupo D para saber quem serão seus adversários nas quartas de final. O México enfrentará o segundo colocado da chave, enquanto a Venezuela irá encarar o time que ficar em primeiro.

Estão programados para esta terça-feira os jogos de Argentina e Chile contra Bolívia e Panamá, respectivamente. Os finalistas da edição de 2015 da Copa América são os favoritos para assegurar a vaga na próxima fase, sendo que os hermanos lideram o Grupo D com seis pontos.

Jogo duro

O árbitro Yadel Martínez decretou um minuto de silêncio antes do apito inicial por conta das 49 pessoas que foram assassinadas em um atentado a tiros numa boate gay em Orlando, no domingo. Com a bola rolando, a Venezuela precisou de nove minutos para furar a poderosa defesa mexicana e abrir o placar.

O meio-campista Guerra cobrou falta para a área e Santos tocou de cabeça para desmontar a marcação rival. A bola, então, sobrou para o zagueiro José Velázquez. O defensor aplicou um voleio que saiu do alcance do goleiro José Corona e anotou um golaço no NRG Stadium.

O México ainda perdeu o meia Aquino, lesionado, aos 15 minutos. Osorio optou por enviar Jesús Corona a campo, que vinha aparecendo como titular nesta Copa América. O volume de jogo da equipe melhorou e, aos 21, Lozano finalizou para boa defesa do goleiro Dani Hernández.

Outras duas chances criadas pelos mexicanos levaram perigo à equipe venezuelana, aos 31 e 34 minutos, mas as cabeçadas não encontraram as redes. Aos 36, Guardado arriscou a finalização de longe e, após um desvio, a bola subiu por cima da meta do goleiro.

Na etapa complementar, o México seguiu melhor em campo. Aos quatro minutos do segundo tempo, Peralta recebeu na pequena área e só não marcou porque o zagueiro Wilker Ángel se atirou para travar o chute. Já aos 19, Molina surgiu no campo de ataque e buscou o canto direito do gol venezuelano, mas a conclusão foi para fora.

A resposta saiu aos 21, após Josef Martínez invadir a área e concluir em cima do goleiro Corona. Aos 29 minutos, o México voltou à frente e só não empatou porque Dani Hernández operou um milagre. O goleiro voou até o canto direito para espalmar uma cabeçada de Reyes. Ainda no chão, ele defendeu nova finalização de Moreno para salvar a Venezuela.

Apesar da atuação de Dani Hernández, a insistência mexicana logo foi recompensada com um gol. Aos 33, Jesús Corona passou como quis pela defesa e finalizou para fora. No minuto seguinte, o meia foi mais efetivo e não errou o alvo depois de fazer fila na defesa adversária. A bola passou pelo goleiro e morreu no fundo das redes.

A Venezuela, aos 39 minutos, assustou ao arriscar um chute de bicicleta, por cobertura, com Josef Martínez – José Corona teve de se esticar todo para impedir o gol. Chicharito, aos 41, teve a última chance da partida e finalizou de dentro da área, mas o chute carimbou o defensor e não ameaçou o goleiro.

MÉXICO 1 X 1 VENEZUELA

Local: NRG Stadium, em Houston (EUA)

Árbitro: Yadel Martínez (CUB)

Assistentes: Joseph Fletcher (CAN) e Dario Gaona (PAR)

Cartões amarelos: Herrera e Molina (México); Alexander González, Santos e Peñaranda (Venezuela)

Gols: José Velázquez, aos 9 minutos do primeiro tempo, e Jesús Corona, aos 34 minutos do segundo tempo

MÉXICO: José Corona; Aguilar, Diego Reyes, Héctor Moreno e Torres Nilo (Layún); Molina (Chicharito Hernández), Herrera, Guardado, Aquino (Jesús Corona) e Lozano; Peralta. Técnico: Juan Carlos Osorio

VENEZUELA: Dani Hernández; Alexander González, Wilker Ángel, José Velázquez e Feltscher; Tomás Rincón, Seijas, Guerra (Otero) e Peñaranda; Santos (Rondón) e Yonatahan Del Valle (Josef Martínez). Técnico: Rafael Dudamel

    Você também pode gostar

    Assine nossa newsletter e
    mantenha-se bem informado