Menu
Futebol

Marta faz dois e Brasil garante vaga com goleada em cima da Suécia

Arquivo Geral

07/08/2016 9h02

REUTERS/Gonzalo Fuentes

A Seleção feminina do Brasil segue firme na busca pelo inédito ouro olímpico nos Jogos do Rio de Janeiro. Na noite deste sábado, a equipe comandada por Vadão não tomou conhecimento da Suécia, sua principal adversária nesta primeira fase. Ainda no primeiro tempo, as jogadoras brasileiras fizeram 3 a 0 nas suecas e fecharam o placar com mais dois gols na etapa final. Quase nos acréscimos, a Suécia, que estava invicta em 2016, marcou o seu gol de honra, o que não aliviou a goleada por 5 a 1.

Com o resultado, o Brasil garante sua vaga à próxima fase da competição, com seis pontos, já que também superou a China na estreia por 3 a 0. As chinesas, aliás, ainda estão vivas, pois somam os mesmos três pontos das suecas.

Na próxima rodada, Marta e companhia encaram a África do Sul na terça-feira, de novo às 22 horas (horário de Brasília), na Arena da Amazônia. No mesmo dia e horário, Suécia e China decidem a segunda vaga no estádio Mané Garrincha, em Brasília.

O jogo foi todo definido nos primeiros 45 minutos. Empurrada por uma torcida muito empolgada, que lotou o estádio olímpico, no Rio, o Brasil amaçou as suecas em seu campo de defesa e chegou ao primeiro gol com Beatriz, que aproveitou vacilo da goleira Hedvig Lindahl. Pouco depois, Cristiane recebeu cruzamento de Marta e tocou de letra para marcar seu segundo gol nesses Jogos Olímpicos. E já perto do intervalo, a centroavante brasileira sofreu pênalti e deixou para Marta a responsabilidade. Com muita tranquilidade, a camisa 10 não desperdiçou.

Com o jogo resolvido, a segunda etapa foi apenas ‘protocolar’. O Brasil administrou o resultado, enquanto a Suécia não tinha forças para reagir. Mesmo assim, a estrela de Marta brilhou novamente com mais um gol, confirmando a goleada brasileira. Nos minutos finais, Beatriz ampliou com um belo toque de chapa, e Lotta Schelin, já aos 43, descontou com o gol de honra das europeias.

A única notícia ruim responde por Cristiane. A centroavante deixou o jogo carregada e com muita dor na coxa esquerda. A esperança é que nada de amis grave tenha acontecido com a artilheira da seleção feminina.

Outros jogos

Também neste sábado, mais cinco jogos movimentaram a segunda rodada do futebol feminino nas Olimpíadas do Rio. Pelo Grupo E, o mesmo do Brasil, A África do Sul caiu novamente, dessa vez pelo placar de 2 a 0 frente a China, também no Engenhão. Assim, as africanas jogam na última rodada apenas para completar a tabela, enquanto as chinesas vão para o tudo ou nada diante das suecas.

Pelo Grupo F, a Alemanha, que estrou com uma goleada por 6 a 1 diante do Zimbábue, dessa vez arrancou um 2 a 2, na Arena Corinthians, com a Austrália. Ainda em Itaquera, o Canadá fez 3 a 1 na equipe de Zimbábue. Canadá, com seis pontos, e as alemãs, com 4, se enfrentam na última rodada, com apenas as norte-americanas classificas. A Austrália, com um ponto, segue viva e encara a eliminada seleção africana.

No Grupo G, Estados Unidos e França superaram a França por 1 a 0, no Mineirão, e chegaram aos seis pontos, na ponta da chave. As francesas ficam com três pontos, junto com a Nova Zelândia, que também neste sábado superou a Colômbia pelo mesmo placar e no mesmo estádio. França e Nova Zelândia duelam na última rodada por uma das vagas, enquanto as americanas devem apenas cumprir tabela diante das colombianas.

FICHA TÉCNICA
BRASIL 5 X 1 SUÉCIA

Local: Estádio Engenhão, no Rio de Janeiro (RJ)
Data: 06 de agosto de 2016, sábado.
Horário: 22h00 (horário de Brasília).
Árbitro: Lucia Venegas
Assistentes: Mayte Chávez, Enedina Caudillo
Cartões amarelos: SUÉCIA: Magdalena Eriksson, Kosovare Asllani

GOLS:

BRASIL: Beatriz, aos 20 do 1T e aos 40 do 2T. Cristiane, aos 24 do 1T, e Marta, aos 43 do 1T e aos 34 do 2T
SUÉCIA: Lotta Schelin, aos 43 do 2T

BRASIL: Bárbara; Fabiana (Poliana), Rafaelle, Mônica e Tamires; Thaisa, Formiga (Andressinha), Marta e Andressa Alves; Cristiane (Debinha) e Beatriz.
Técnico: Vadão.

SUÉCIA: Hedvig Lindahl; Emma Berglund, Nilla Fischer, Magdalena Eriksson (Jonna Andersson) e Lisa Dahlkvist; Kosovare Asllani (Emilia Appelqvist), Elin Rubensson, Caroline Seger e Fridolina Rolfo; Sofia Jakobsson e Lotta Schelin.
Técnica: Pia Sundhage.

    Você também pode gostar

    Assine nossa newsletter e
    mantenha-se bem informado