O goiano Luis Guto Miguel (#19) encerrou nesta sexta-feira (5) a melhor campanha da carreira em torneios de Grand Slam juvenil. Aos 16 anos, o brasileiro foi derrotado pelo búlgaro Alexander Vasilev (#7), quinto cabeça de chave, por 2/6, 6/1 e 6/0, em partida de 1h39 válida pela semifinal do US Open, em Nova York.
Apesar da eliminação, Guto deixa Flushing Meadows com marcas importantes. Ele somou 490 pontos no ranking da ITF, descartando 140, e garantiu pela primeira vez um lugar no top 15 mundial juvenil.
O atleta da Rede Tênis Brasil, treinado na Dumont Tennis por Santos Dumont e Kike Grangeiro, alcançou pela primeira vez uma semifinal de Grand Slam, confirmando a boa fase.
Antes de chegar a Nova York, Guto havia conquistado o título do ITF J300 de Repentigny, no Canadá, e emendado oito vitórias seguidas até ser parado por Vasilev.
Entre os triunfos mais expressivos no US Open, destacam-se a virada contra o britânico Oliver Bonding (#17), campeão do Banana Bowl 2024, além das vitórias sobre o alemão Niels McDonald (#9), atual campeão de Roland Garros juvenil, e o norte-americano Jack Kennedy (#10).