Menu
Futebol

LeBron James arrasa e Cavs levantam o título na casa dos Warriors

Arquivo Geral

20/06/2016 11h41

Gary A. Vasquez-USA TODAY Sports

O Cleveland Cavaliers se libertou de um tabu na noite deste domingo (19) e chegou ao seu primeiro título da NBA. Desde dezembro de 1964, a cidade não conquistava nenhuma taça no esporte norte-americano, e o jejum foi quebrado em grande estilo. Com uma vitória incrível sobre o Golden State Warriors, por 93 x 89, no jogo 7 das finais, os Cavs acabaram com a chance do bicampeonato da equipe dos brasileiros Anderson Varejão e Leandrinho. Foi apenas a quarta vez na história que um time da NBA se sagrou campeão na casa do adversário e, mais impressionante ainda, é a primeira equipe a ficar com a taça depois de sair perdendo a série final por 3 x 1.

LeBron James, que marcou 27 pontos e ainda pegou 11 rebotes, além de 11 assistências, foi o grande nome do jogo 7 e das finais. Neste domingo, no ginásio Oracle, em Oakland, depois de duas horas e quarenta minutos de jogo, o astro acabou com a fama de “pé frio” e comandou seus companheiros na batalha que jogou por terra a maior campanha da história da NBA, já que o Golden State Warriors conseguiu superar até mesmo a marca do Chicago Bulls ao vencer 72 jogos na temporada regular, de 82 partidas no total.

Por outro lado, Stephen Curry, inédito MVP (melhor jogador) da temporada por unanimidade, frustrou seus fãs ao ter uma noite apagada, marcada por muitos erros, um deles na última e decisiva bola, quando o camisa 30 acertou o aro em sua especialidade: a bola de três. Leandrinho, que estranhamente pouco atuou neste jogo 7, perdeu também a chance de se tornar o primeiro brasileiro bicampeão da NBA. Anderson Varejão acaba ainda mais decepcionado, já que segue sem nenhum título justamente por cair diante de sua ex-equipe.

O show do jogo 7 da NBA começou pontualmente, depois das tradicionais e contagiantes apresentações dos atletas em quadra. A Arena Oracle mais uma vez estava completamente lotada – já são quase 200 jogos que capacidade máxima do ginásio (cerca de 20 mil lugares) é alcançada. O nervosismo, porém, não parecia ser só dos torcedores. Os primeiros minutos foram de muitos erros dos dois lados, mas as bolas de três do Golden State Warriors fizeram a diferença no início. A primeira de Curry caiu faltando 6m10s, mas já era a terceira dos donos da casa.

Mesmo assim, a primeira parada foi marcada por um placar de 8 x 8. Com 25s para o fim do primeiro quarto, Anderson Varejão marcou seu primeiro ponto na final. Neste momento, Leandrinho entrou em quadra, mas os Cavs fecharam a vantagem em 23 x 22.

No segundo quarto, as bolas passaram a cair com maior frequência. E se no sexto jogo da final o Cleveland esteve todo o tempo na frente do marcador, a grande decisão chamava a atenção pela troca intermitente da liderança no placar. Era lá e cá. LeBron James carregava os Cavs, enquanto as bolas de três mantinham a equipe de Oakland no páreo.

O jogo ficou tenso quando James repetiu um toco sensacional em Curry, apagado na final, seguido de uma encarada no rival. Os juízes tiveram de intervir, mas James estava impossível, e poucos minutos depois repetiu a dose em cima do brasileiro Leandrinho, surpreendente pouco utilizado até então. Em resposta ao seu técnico, Leandrinho acertou uma linda bola de três e abriu a vantagem para o Warriors: 47 x 40

E os méritos desta vez não eram Tristan Thompson, muito menos de Stephen Curry. Com apenas nove pontos e três faltas, o astro maior do Golden State passou muito tempo sentado no banco e viu Draymond Green levar o ginásio à loucura ao terminar o segundo quarto com 22 pontos, cinco rebotes e seis assistências no jogo. Assim, o segundo quarto acabou com vantagem para o Warriors de 49 x 42 muito em função das bolas de três. Neste quesito, os Cavs foram massacrados por 10 x 1.

O terceiro quarto começou com quatro pontos dos Cavaliers. Mas Thompson anotou cinco pontos seguidos e entrou no jogo. Nada que abalasse os visitantes, que em pouco mais de três minutos empataram a partida em 54 x 54. A final seguida muito equilibrada, emocionante e imprevisível. E foi quando apareceu Stephen Curry, que com duas roubadas de bola e cinco pontos colocou o Worriors de novo na frente: 59 x 54. Mas a empolgação foi freada pelos nove pontos de Kyrie Irving para os Cavs, que viraram a abriram 65 x 59 depois de também a marcação anular Draymond Green, que vinha fazendo a diferença para o Warriors.

Faltando 1m56s, porém, Shaun Livingston cravou e levantou o Ginásio ao empatar a partida novamente em 71 x 71. Por coincidência, era o pior momento de LeBron James, que marcou só dois pontos no terceiro quarto. A briga foi até o último segundo e Iguodala foi o responsável pelo Warriors terminar o período na frente por um ponto: 76 x 75.

O último e decisivo quarto da final começou com o Cleveland Cavaliers forçando as bolas e virando o placar. Mas, com Stephen Curry de volta a quadra e uma sensacional cesta de três, o Warriors alterou o líder do jogo pela 20ª vez: 85 x 83. Após a pausa para água, LeBron James chamou a responsabilidade e marcou seis pontos seguidos, inclusive aproveitando uma graça de Curry ,que deu a bola nas mãos dos Cavs.

E quando Kyrie Irving dançou na frente de Curry e acertou uma linda bola de três pontos, o Cleveland Cavaliers abriu 92 x 89 e ficou muito perto do título. Na sequência, LeBron James errou um e acertou outro lance livre, colocando os Cavs com quatro pontos de vantagem a 10 segundo do fim. A bola do jogo caiu nas mãos de Stephen Curry. Mas o primeiro MVP por unanimidade da NBA falhou, acertou o aro em uma tentativa de bola de três. Assim, com 93 x 89 no placar, o Cleveland Cavaliers fez história e se sagrou, finalmente, campeão.

A noite de LeBron

A noite deste domingo, 19 de junho, vai ficar marcada para sempre na história do baquete mundial e principalmente na carreira de um dos maiores jogadores de todos os tempos. Criticado por muitos, venerado por tantos outros, polêmico e marrento, LeBron James superou todos os rótulos e levou o Cleveland Cavaliers ao inédito título. A conquista encerra um jejum de 52 anos da cidade e muito se deve ao astro da camisa 23.

Após o fim do jogo no ginásio Oracle, em Oakland, casa do Golden State Warriors, LeBron James foi eleito, por unanimidade, o MVP (jogador mais valioso) das finais. E não foi por menos. O norte-americano chegou ao sétimo jogo liderando todas as estatísticas: médias de 30,2 pontos, 11,3 rebotes, 8,5 assistências, 2,7 roubos, 2,2 tocos e 40,9 minutos em quadra.

Aos prantos, James foi abraçado por todos seus companheiros e explicou, em rápida entrevista ainda em quadra, a sua emoção. “Eu estou em casa. Foi por isso que eu voltei. Estou sem palavras”, disse, lembrando que voltou aos Cavs depois de três títulos conquistados pelo Miami Heat. Antes, James havia amargado dois vices com a camisa de Cleveland, quando também ganhou a fama de “pé frio”.

O twitter da equipe campeã chamou sua principal estrela de “The King” (O Rei) ao fim do jogo. Aliás, que jogo. Foi a primeira vez na história que um time conseguiu levar o título da NBA depois de sair perdendo a série por 3 x 1. Além disso, a derrota dos Warriors marcou a primeira de um mandante no jogo 7 do esporte nos Estados Unidos.

Para isso, James marcou 27 pontos, além de pegar 11 rebotes e dar 11 assistências, conseguindo um triplo-duplo. Seu companheiro Kyrie Irving ainda contribuiu com contribuiu com 26 pontos. Do outro lado, Curry, MVP da temporada regular, decepcionou no jogo 7 com 17 pontos, três a mais que Thompson. O cestinha do jogo deste domingo foi Draymond Green, com 32 pontos e 15 rebotes.

As sete partidas finais:

Jogo 1: Warriors 104 x 89 (casa)

Jogo 2: Warriors 110 x 77 (casa)

Jogo 3: Cavaliers 120 x 90 (casa)

Jogo 4: Warriors 108 x 97 (fora)

Jogo 5: Cavaliers 112 x 97 (fora)

Jogo 6: Cavaliers 115 x 101 (casa)

Jogo 7: Cavaliers 93 x 89 (fora)

    Você também pode gostar

    Assine nossa newsletter e
    mantenha-se bem informado