Menu
Torcida

Imperador japonês diz que organizar Jogos durante pandemia está “longe de ser fácil”

Tóquio enfrenta um aumento nos casos de covid-19 devido à variante Delta, registrando 1979 infecções nesta quinta-feira

Redação Jornal de Brasília

22/07/2021 11h17

O imperador japonês Naruhito destacou nesta quinta-feira o desafio de organizar os Jogos Olímpicos durante uma pandemia, em encontro com o presidente do Comitê Olímpico Internacional (COI), Thomas Bach, informou a mídia local.

Bach fez uma visita de cortesia ao palácio imperial na véspera da cerimônia de abertura dos Jogos, na qual o imperador deverá anunciar o início do evento.

“Gerenciar os Jogos, enquanto são tomadas todas as medidas possíveis contra a covid-19, ao mesmo tempo, está longe de ser uma tarefa fácil”, disse o imperador a Bach em inglês, de acordo com a agência Kyodo News.

“Gostaria de homenagear os esforços de todos aqueles que estiveram envolvidos na organização dos Jogos nas diferentes sedes”, disse ele.

O imperador, de 61 anos, estará na cerimônia de abertura na sexta-feira, que deve contar com apenas cerca de 950 autoridades e dirigentes devido às rígidas medidas sanitárias que impediram o público de comparecer ao evento.

Tóquio enfrenta um aumento nos casos de covid-19 devido à variante Delta, registrando 1979 infecções nesta quinta-feira, o maior número desde a onda de inverno.

No mês passado, o primeiro-ministro Yoshihide Suga foi forçado a negar as alegações de que Naruhito estaria “preocupado” com a possibilidade de as Olimpíadas espalharem a covid-19.

A expectativa é de que Naruhito declare os Jogos abertos, mas alguns relatos sugerem que ele poderia evitar a palavra “celebrar” devido ao contexto pandêmico.

O imperador, que subiu ao trono em 2019, é o presidente de honra das Olimpíadas de Tóquio.

Os membros da família imperial não deverão comparecer a outros eventos olímpicos, a maioria dos quais acontecerá com portões fechados para limitar infecções.

O pai de Naruhito, Akihito, inaugurou os Jogos Olímpicos de Inverno de Nagano em 1998, enquanto seu avô, Hirohito, declarou abertos os Jogos Olímpicos de Verão de 1964 em Tóquio e os Jogos Olímpicos de Inverno de 1972 em Sapporo.

Agence France-Presse

    Você também pode gostar

    Assine nossa newsletter e
    mantenha-se bem informado