Menu
Torcida

Humilde, Vinícius Jr. vive sonho no futebol: “Foi muito bom poder levar a família para a Disney”

Arquivo Geral

23/01/2018 7h00

Divulgação/Flamengo

Roberto Wagner
[email protected]

Uma caneta desconcertante, um gol com participação do início ao fim da jogada e uma comemoração com dancinha. A personalidade demonstrada em campo por Vinicius Júnior, na vitória por 1 x 0 sobre a Cabofriense, no último domingo (21), é facilmente notada fora dele.

Aos 17 anos, o garoto de infância pobre e difícil em São Gonçalo, na região metropolitana do Rio de Janeiro, encara os desafios diários de usar a camisa do Flamengo com naturalidade e diz viver um sonho diário. Em entrevista exclusiva ao Jornal de Brasília, o atacante contratado por 45 milhões de euros (R$ 165 milhões) não recorreu ao que mais sabe fazer: driblar.

Entusiasmado com o segundo ano no elenco profissional do time da Gávea – o qual acompanha desde os tempos de menino nas arquibancadas do Maracanã –, ele, por vezes, parece até esquecer que, a partir de 12 de julho deste ano, será mais um galático do Real Madrid. Ainda que o desejo seja permanecer no Flamengo até o fim da temporada – as partes irão decidir o futuro da joia em julho –, o jogador já usa sua habilidade nas redes sociais para se enturmar com os futuros novos companheiros.

“Já sim (fez amizade com outros jogadores). Marcelo e Casemiro, nos falamos bastante. Recebo muitos conselhos desses atletas que conquistaram muita coisa e, no fundo, eles me servem como referência”, afirma Vinicius Junior, que tem como um dos amigos mais próximos o também atacante Vitinho, do CSKA Moscou. “É um grande amigo”.

Apesar de admitir a proximidade com a dupla titular do Real Madrid, é no Flamengo que Vinicius Junior está focado e pretende se destacar. No último domingo, ele teve 62 minutos para mostrar ao técnico Paulo Cesar Carpegiani que tem condições de brigar pela titularidade.

Antes de receber a oportunidade, ele tinha dito ao Jornal de Brasília que o objetivo é se firmar no rubro-negro. “A expectativa (para a temporada) é a melhor possível. Espero conseguir me firmar cada vez mais e poder dar muita alegria ao torcedor rubro-negro.”

E para que isso não fique da boca para fora, Vinicius Junior tomou cuidado nas férias. Enquanto muitos se divertiam, ele treinou a parte física – talvez por isso tenha ganhado uma chance entre os titulares antes dos demais. “A nossa pré-temporada é curta. Precisamos voltar de férias com um mínimo de perda possível da condição física”, admite.

“Todo dia realiza um sonho diferente”

Embora demonstre em sonhos a mesma ousadia de dentro de campo, Vinícius José Paixão de Oliveira Junior – o Vinicius Junior. – jamais deixa para trás o seu lado “garoto de São Gonçalo”. Sempre que pode, o atacante recorda a infância difícil pela qual passou.

Logo aos 14 anos, ele teve que sair da casa dos pais para ir morar com o tio Ulysses. Isso porque o bairro da Abolição ficava mais próximo ao CT Ninho do Urubu, o que facilitaria nos treinos. E foi nessa vida de dois endereços que ele conseguiu ser federado pelo clube carioca, aos 10 anos.

“Eu todo dia realizo um sonho diferente. Poder ajudar a milha família não tem coisa melhor. Passamos muita dificuldade lá atrás e hoje estou podendo mudar de alguma forma a vida dos meus pais e dos meus irmãos. Então, não tem porque não estar feliz. Mas sempre querendo mais e com os pés no chão”, comemora o jogador.

A família, como sempre, esteve ao lado de Vinicius Junior e ele, recentemente, pôde retribuir em grande estilo. Nas últimas férias de fim de ano, levou todo mundo para curtir os parques da Disney, nos Estados Unidos. “Foi muito bom poder levar a minha família toda para a Disney. Foi a realização de um sonho de criança. Eu já tinha viajado para fora do Brasil, mas sempre a trabalho. De férias, foi a primeira vez”, destacou o jogador.

Entre uma montanha-russa e outra, a joia da Gávea aproveitou também para saciar um desejo de quando era criança: assistir a uma partida de basquete. “Gosto muito de basquete e sempre que eu posso vou aos jogos do Flamengo no NBB”, afirma. Lá nos Estados Unidos, ele teve contato com o pivô Nenê, do Houston Rockets, com quem trocou camisas e registrou o momento. Não à toa, as roupas que Vinicius Junior mais gosta de vestir quando não está de uniforme são ligadas ao esporte da bola laranja.

Outra experiência marcante para Vinicius foi conhecer as instalações do futuro clube, o Real Madrid. Lá, ele tirou foto com os 12 troféus da Champions League do clube madrilenho e, claro, com quem chamou de “o melhor do mundo”, o português Cristiano Ronaldo.

Rússia era meta ousada

Campeão do Sul-Americano Sub-17 do ano passado com a Seleção Brasileira, sendo eleito o melhor jogador da competição e artilheiro com sete gols, Vinicius Junior está com saudade de vestir a amarelinha. Presença constante nas convocações das equipes de base, o atacante, agora, alimenta um sonho maior: quer servir ao time principal, com o técnico Tite.

Mesmo ciente de que para ser companheiro de Neymar, Coutinho, Gabriel Jesus e cia. requer muito esforço, ele não esconde que desejava estar no selecionado já agora, na Copa da Rússia.

Quando perguntado onde pretende estar durante os jogos de 2018, ele não pensou duas vezes: “O sonho era estar na Rússia defendendo as cores da seleção”.

Pode até parecer um desejo precoce, porém é assim que Vinicius está acostumado. Aos 13 anos, veio a primeira convocação para a seleção Sub-15. Em 2016, ele subiu aos juvenis e foi o destaque do Fla Sub-17. Um ano depois, brilhava na Copa São Paulo de Juniores, mesmo com três anos a menos que a idade máxima permitida na competição.

Mas Vinicius sabe que o próximo passo só se realizará caso o trabalho no Flamengo seja reconhecido. “O primeiro objetivo é me firmar no Flamengo e fazer um grande ano”, reforça o jogador.

O plano de ter uma temporada de êxito no rubro-negro passa também pela transição dos jovens da base para o profissional. “ (A base) Vem forte. O trabalho está sendo bem feito, comandado pelo Noval (Carlos, diretor executivo da base do Flamengo) e cada vez mais a base vai se fortalecendo”, aposta.

    Você também pode gostar

    Assine nossa newsletter e
    mantenha-se bem informado