Menu
Futebol

Handebol feminino do Brasil domina Romênia, se vinga e fica próximo das quartas de final

Arquivo Geral

08/08/2016 19h00

REUTERS/Marko Djurica

Após surpreender e derrotar a atual bicampeã olímpica Noruega na partida de estreia, a Seleção Brasileira feminina de handebol deu, nesta segunda-feira, mais um passo rumo às quartas de final dos Jogos Olímpicos do Rio de Janeiro. Em uma lotada Arena do Futuro, o time da casa dominou a Romênia durante todo o confronto, venceu por 26 a 13, e ficou bem próximo de garantir uma das quatro vagas às quartas de final.

De quebra, as comandadas do técnico dinamarquês Morten Soubak se vingaram da equipe europeia, que havia eliminado as brasileiras, então campeãs, nas oitavas de final do Mundial da Dinamarca, em 2015. Com a expulsão precoce de Duda Amorim, coube a central a Ana Paula Belo a liderar a Seleção diante das romenas.

Em uma tarde inspirada, a central e armadora marcou oito gols, ajudando as mandantes a liderar o placar de ponta a ponta na partida. A ponta direita Alexandra Martinez também merece destaque, uma vez que balançou as redes adversárias quatro vezes. Pelo lado romeno, Cristina Naegu, eleita a melhor jogadora do mundo, foi bem marcada pelas brasileiras, mas mesmo assim foi a que mais deu trabalho, anotando seis tentos.

Líder provisório do Grupo A, com quatro pontos, o Brasil voltará à quadra na próxima quarta-feira, às 9h30 (de Brasília), contra a Espanha – uma nova vitória deverá levar a Seleção às quartas de final. Já a Romênia, que já havia perdido na estreia para Angola, buscará se recuperar diante de Montenegro, no mesmo dia, mas às 11h30.

O jogo – A Seleção Brasileira aproveitou bem todo o apoio da torcida para começar bem a partida. Com uma movimentação rápida das jogadores e boas trocas de passes, o time da casa sufocou as romenas e abriu 6 a 2 em poucos minutos.

As europeias conseguiram equilibrar a partida nos minutos seguintes, mas as comandadas de Morten Soubak seguiram os conselhos do técnico dinamarquês e aplicaram forte marcação em Cristina Naegu, sem deixar as adversárias encostarem no placar.

Nos últimos cinco minutos do primeiro tempo, as brasileiras, que se destacavam no aspecto coletivo do jogo, ainda esticaram a diferença no marcador, muito em função da bela atuação da armadora e central Ana Paula Belo, artilheira da primeira metade do confronto, com seis gols.

Pelo lado romeno, Naegu esteve abaixo da média e, mesmo assim, deixou a quadra como a melhor do time do leste europeu, com quatro tentos. Assim, o Brasil foi aos vestiários com uma vantagem confortável de 14 a 9 no placar.

Na volta para o segundo tempo, as mandantes continuaram aproveitando os erros de passe das romenas e abriram 17 a 9 em cinco minutos. O Brasil não deixou a intensidade cair e, assim como na primeira etapa, dominou as adversárias com uma defesa forte e rápidos contra-ataques.

Dependente de Cristina Neagu, a Romênia foi presa fácil e não conseguiu dar sinal de reação em momento algum do embate. Pelo contrário, o time nacional aproveitou o desânimo das rivais para alargar ainda mais a vantagem no marcador: a cinco minutos para o fim do duelo, ela já era de 12 gols.

Diferença que aumentaria em um gol no final, com vitória brasileira por 26 a 13, em uma atuação de gala na Arena do Futuro, que viu o time da casa dominar o visitante nos 30 minutos da partida.

    Você também pode gostar

    Assine nossa newsletter e
    mantenha-se bem informado