Por Rafael Lins
Pela segunda rodada do Candangão 2026, o Gama venceu, neste sábado (17), o Brasília por 2 a 0 no Bezerrão e alcançou a liderança do campeonato. É o único time com dois jogos e duas vitórias.
Os gols saíram no segundo tempo e foram marcados por Felipe Clemente aos 25′ e Kennedy já nos acréscimos. Com a derrota, o Brasília segue na zona do rebaixamento e ainda não pontuou na competição.
Poucas emoções
As equipes entraram em campo e a partida começou sob sol forte no Bezerrão. Mesmo com o mando de campo sendo do Brasília, a torcida do Gama compareceu e apoiou o time nos primeiros minutos, que foram de intensidade do clube alviverde.
O Gama tinha controle total do jogo, mas não conseguia efetivar as jogadas ofensivas em chances de perigo. A primeira grande oportunidade saiu dos pés de Lucas Piauí, que recebeu pela esquerda e finalizou de canhota, mas passou à direita do gol defendido por Niccolas.
O Gama tentou chegar com as escapadas de Felipe Clemente e Ramon, mas sem sucesso. A defesa do Brasília estava organizada e minou as chances de gol da equipe alviverde no primeiro tempo.
O árbitro finalizou a primeira etapa em 0x0 sem grandes emoções. Para o Brasília, esse placar parecia satisfatório até o momento. Para o Gama, a torcida cobrou mais ímpeto e organização nas transições ofensivas para o segundo tempo.

Vitória alviverde
A segunda etapa continuou com os mesmos prognósticos da primeira. O Gama seguia com a pressão alta no ataque, mas sem sucesso na definição das jogadas.
Com o sol menos forte, a equipe do Gama aumentou a intensidade e finalmente conseguiu chegar ao gol inaugural. Aos 23′ da segunda etapa, o técnico Luís Carlos Souza resolveu modificar o time e colocou em campo Kennedy no lugar de Ramon.
Dois minutos após a substituição, Kennedy recebeu e arrancou pela direita em sua primeira jogada na partida. Cruzou com maestria para Felipe Clemente que dominou, finalizou de voleio e estufou as redes do Brasília. Placar aberto a favor do Gama e o segundo gol do artilheiro da equipe na competição.
Mesmo com a desvantagem, o Brasília não apresentava sinais de reação. Pelo contrário, o Gama tinha mais vontade em ampliar o marcador e exercia pressão no campo ofensivo.
A partida se encaminhou para o final e o Brasília não conseguia buscar a reação. O Gama valorizou a posse e emplacou alguns lances perigosos com Henrique Almeida e o próprio Felipe Clemente que foi muito aplaudido quando substituído.
Já nos acréscimos, enquanto o Brasília não oferecia perigo, o Gama matou o jogo. Mais uma vez, Kennedy recebeu pela ponta direita. O jogador que entrou no segundo tempo e deu a assistência para o primeiro gol, dominou o lançamento, e ficou no 1×1 com o defensor.
Ele limpou para a perna direita e finalizou rasteiro cruzado, sem chances para o goleiro Niccolas. O Gama chegou ao segundo gol com brilho de Kennedy e tirou qualquer chance de uma possível empreitada do Brasília. Após isso, o árbitro assinalou o final de jogo e a equipe alviverde saiu vencedora por 2×0.

Próximos confrontos
O Gama volta a campo na próxima quarta-feira (21/01) no Bezerrão para enfrentar o Samambaia pela terceira rodada do Candangão às 20h30.
O Brasília terá o Paranoá como adversário também na próxima quarta-feira no Estádio JK às 15h.
Supervisão de Luiz Claudio Ferreira