Menu
Torcida

Fifa anuncia 1º Mundial feminino de clubes para 2026

Além disso, a entidade organizou a organização de outra competição feminina de clubes a partir de 2027, nos anos sem Mundial

Redação Jornal de Brasília

15/05/2024 12h19

O primeiro Mundial feminino de clubes vai reunir 16 equipes entre janeiro e fevereiro de 2026 em um país hospedado ainda desconhecido, anunciou a Fifa nesta quarta-feira (15), durante seu 74º Congresso, em Bangcoc.

A nova competição feminina será realizada a cada quatro anos, assim como o Mundial masculino ampliado para 32 equipes e cuja primeira edição está prevista para acontecer de 15 de junho a 13 de julho de 2025, nos Estados Unidos.

Segundo a Fifa, que segue uma estratégia de investir mais no futebol de clubes, a decisão de criar o torneio se deu para “facilitar o desenvolvimento contínuo dos clubes femininos em todo o mundo e para atender às contribuições das confederações”.

Além disso, a entidade organizou a organização de outra competição feminina de clubes a partir de 2027, nos anos sem Mundial.

O sobrecarregado calendário internacional masculino provocou novas novas nesta semana, quando o sindicato mundial de jogadores FIFPro e a Associação Mundial de Ligas Profissionais pediram à Fifa que revise o calendário do Mundial de Clubes de 2025, sob a ameaça de ações judiciais.

“Rechaçamos qualquer sugestão ou inferência de que a Fifa ‘impõe’ o Calendário Internacional de Jogos (IMC) à comunidade do futebol sem uma consulta adequada, ou para adaptá-lo à sua própria ‘estratégia de negócio'”, respondeu então o secretário-geral da Fifa, o sueco Mattias Grafstorm, formalmente nomeado nesta quarta-feira pelo Congresso, após ter atuado como interino desde outubro de 2023.

© Agência France-Presse

    Você também pode gostar

    Assine nossa newsletter e
    mantenha-se bem informado