Menu
Futebol

Ex-dirigente da Wada diz que COI reluta em excluir a Rússia da Rio-2016

Arquivo Geral

20/07/2016 12h30

Divulgação/Wada

Ex-presidente da Agência Mundial Antidpoing (Wada), Dick Pound crê que o Comitê Olímpico Internacional (COI) está relutante quanto à exclusão da Rússia dos Jogos Olímpicos do Rio de Janeiro. O canadense que também já foi vice-presidente do COI teme que a entidade permita a participação de alguns atletas do país no maior evento esportivo do planeta, mesmo após o relatório da Wada apontar participação do governo russo em casos de doping.

“Eu realmente tenho a impressão, lendo entrelinhas, que o COI está, por alguma razão, relutante sobre a exclusão total do time russo das Olimpíadas. Eles podem ser ou não atletas limpos, mas se você olhar o Relatório McLaren está muito claro que o problema de doping era endêmico”, disse Dick Pound, se referindo ao relatório elaborado pela Wada após as investigações.

O Comitê Olímpico Internacional confirmou nesta terça-feira (19) que irá explorar opções legais para banir a Rússia do Rio 2016, adiando a decisão final para o fim de semana. Enquanto isso, a Corte Arbitral do Esporte (CAS) planeja tomar medidas para que cerca de 68 atletas do atletismo russo possam desembarcar no Rio de Janeiro em agosto e competir.

“Foi um programa apoiado pelo governo e todo exame antidoping era escaneado para ter certeza que o resultado não era positivo – e se ocorresse de um atleta russo testar positivo, o resultado desaparecia e era substituído por um exame que apontasse negativo. Será muito difícil convencer as pessoas que alguém envolvido no esporte russo nessa altura do campeonato esteja, de fato, limpo”, completou o ex-presidente da Wada.

    Você também pode gostar

    Assine nossa newsletter e
    mantenha-se bem informado